DESAFIOS DAS ESCOLAS FRENTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
Resumo
O presente artigo aborda os desafios das escolas públicas frente a Pandemia do Coronavírus, que ocasionou um distanciamento físico dos estudantes e seus professores e, diante disto, restou a realização do trabalho remoto intermediado por tecnologias digitais. Com o objetivo de compreender quais são os maiores desafios da escola neste contexto, utilizando uma abordagem mista, realizou-se pesquisa junto aos gestores das escolas públicas da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, vinculadas a Diretoria de Ensino de São José dos Campos/SP. A partir dos dados coletados através de formulário online foi possível identificar que o maior desafio da escola é o engajamento dos alunos nas atividades remotas e quanto ao professor o grande desafio são às adaptações das metodologias de ensino na realização do trabalho remoto emergencial. Ao final são realizadas algumas considerações sobre os achados da pesquisa neste contexto de incertezas, entretanto o professor é o protagonista de uma nova história da educação.
Copyright (c) 2020 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.