PRÁTICAS DE AUTORIA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO NO ENSINO SUPERIOR

  • Célia Regina de Carvalho UFMS/campus de Naviraí

Resumo

O presente relato de experiência se refere a atividades desenvolvidas durante a disciplina Infância, Múltiplas Linguagens e Mídia ofertada junto ao 7º semestre do curso de Pedagogia da UFMS/campus de Naviraí – MS. O objetivo deste trabalho consiste em refletir sobre as possibilidades e limites da elaboração de atividades de autoria e colaboração no contexto do ensino remoto diante do cenário da atual pandemia da covid-19. O último tópico da disciplina tratou dos riscos e oportunidades de crianças e adolescentes em contextos digitais, tendo em vista lançar um olhar mais crítico perante as mídias consumidas pelas crianças, assim como os efeitos nocivos dos conteúdos veiculados em propagandas, redes sociais, aplicativos etc. Deste modo, os acadêmicos produziram materiais educativos autorais voltados para crianças e adolescentes, com as características de recurso educacional aberto (REA) disponibilizados com a licença CC-BY, nos formatos vídeo, podcast, história em quadrinhos, livro digital.

Biografia do Autor

Célia Regina de Carvalho, UFMS/campus de Naviraí
Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí
Publicado
2020-12-18
Seção
Relato de Experiência