O TRABALHO COM PROJETO DIDÁTICO NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Resumo
Pretendemos, neste relato, apresentar a experiência vivenciada nas aulas de Língua Portuguesa de uma Escola da rede pública estadual de Pernambuco, com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, no contexto de ensino remoto. No cenário de pandemia causado pelo novo Coronavírus as aulas presenciais de toda a rede de ensino (pública e privada) foram suspensas em meados do mês de março de 2020. Diante disso, as Escolas tiveram que se mobilizar na busca por ferramentas que melhor atendessem aos estudantes e uma das alternativas encontradas foi o uso de aplicativos de mensagens por telefone celular. Seguindo essa dinâmica, propusemos às turmas de 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental um Projeto Didático que visou observar como as diferentes dimensões do texto literário se articulam para dar forma a um plano de ensino que transcende a abordagem histórica da literatura. Para tanto, lemos e analisamos contos e crônicas de Clarice Lispector através de atividades semanais realizadas junto às turmas envolvidas por meio dos aplicativos eletrônicos disponíveis em celulares smartphones. Como resultados dessa intervenção, obtivemos textos (manuscritos) produzidos pelos alunos; publicações em redes sociais; produção de memes e vídeos relacionados à obra da escritora pernambucana.
Copyright (c) 2020 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.