USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAIS E COLABORATIVAS NO CONTEXTO DA SESSÃO DE ABERTURA DE UM PROBLEMA

  • FLAVIA MARCIA OLIVEIRA Universidade Federal de Sergipe
  • RANY RAISSA DOS SANTOS CRUZ Universidade Federal de Sergipe
  • THIAGO DE ARAUJO NASCIMENTO Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem enfrenta uma grande mudança durante a pandemia da Covid-19, em especial, no que se refere à adaptação às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERT). Nesse cenário, docentes e discentes necessitam, urgentemente, criar estratégias de aprendizagem individuais e colaborativas em um contexto social que ressalta a importância da inclusão digital dos estudantes brasileiros. O objetivo deste trabalho consiste em discutir estratégias de ensino-aprendizagem fundamentadas na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em um curso de extensão on-line voltado para ingressantes da área da saúde cujo tema foi “Biossegurança na perspectiva da resolução de problemas”. O curso foi realizado com o suporte de ferramentas digitais – Google Classroom, Jamboard, Mindmeister, Ahaslides -  para a sistematização de tarefas predominantemente assíncronas. Foram aplicados questionários de avaliação diagnóstica e do processo antes e após a finalização do curso, respectivamente. Observou-se que o curso atendeu aos objetivos propostos como contribuição para adaptação ao método e uso das TDIC - “aprender a conhecer e fazer”. Além disso, os estudantes relataram o desenvolvimento de uma postura pró-ativa e maior responsabilidade - “aprender a ser”. Por outro lado, é fundamental a promoção de ações para aumentar a motivação e colaboração. Além disso, a adaptação da sessão tutorial referente à apresentação de um problema de forma on-line foi viável e manteve a maioria dos princípios preconizados pelo método. As TDIC, indubitavelmente, são ferramentas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem para a formação superior em saúde e a sua relevância e inclusão devem ser consideradas para além da pandemia.

Publicado
2020-12-18
Seção
Eixo Temático 1 – Múltiplos olhares para a aprendizagem online