COSMÉTICOS
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA AS AULAS DE FUNÇÕES ORGÂNICAS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O trabalho apresenta uma proposta didática sobre a temática Cosméticos para o ensino de funções orgânicas oxigenadas, a qual está estruturada a partir dos três momentos pedagógicos. Entendemos que este tema está presente no dia a dia dos estudantes, considerados como produtos essenciais, os cosméticos são utilizados na limpeza e higiene do corpo, melhorar a aparência e odores. A proposta didática foi confeccionada sob a forma de um Manual do Professor, neste consta uma breve abordagem do tema cosméticos, no formato de texto e acesso ao vídeo explicativo, que pode ser utilizado para estudo do professor ou apresentado para os alunos em na sala de aula; síntese das funções orgânicas oxigenadas e sugestões de atividades experimentais para identificação das funções orgânicas álcool, aldeído, cetona e ácido carboxílico, com roteiro do professor comentado e acesso digital ao roteiro do aluno para impressão e como aplicação do conhecimento, um estudo de caso que envolve uma investigação que possibilita a aplicação dos experimentos abordados. O objetivo desta proposta didática é propor ao professor uma forma diferenciada de abordar o conteúdo de funções orgânicas oxigenadas a partir da temática cosméticos. Por fim, esperamos que a proposta didática possa ser utilizada pelo professor em sala de aula para aproximar a química da realidade do estudante potencializando a abordagem do conteúdo de química orgânica. Ainda, que está proposta possa servir de inspiração para professores e futuros professores que, assim como nós, acreditam na importância da abordagem dos conteúdos química de forma contextualizada, partindo de temas e problemas presentes no dia a dia dos estudantes.
Copyright (c) 2020 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.