TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE
UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPED (2000-2019)
Resumo
O presente texto trata dos resultados da pesquisa que teve como objetivo conhecer o que tem sido investigado sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no trabalho docente, partindo das seguintes questões: de que maneira os professores tem inserido o uso das tecnologias em sua prática pedagógica? Que dificuldades tem apresentado? Numa abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, a produção de dados deu-se por meio do levantamento de publicações sobre TDIC nos Anais eletrônicos das reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) no período entre os anos de 2000 e 2019 nos Grupos de Trabalho (GT) 08 (Formação de professores); 10 (Alfabetização, leitura e escrita); 14 (Sociologia da educação) e 16 (Educação e comunicação). Após o levantamento inicial, as produções foram organizadas por temáticas, sendo selecionado para análise o eixo “prática pedagógica”, totalizando oito trabalhos que foram lidos na íntegra. Constatou-se com a análise que os docentes buscam implementar novas tecnologias em suas aulas, porém encontram alguns obstáculos tais como falta de computadores e de estrutura adequada nas salas de tecnologia, bem como ausência de formação inicial e continuada. Indica, portanto, a necessidade de um trabalho coletivo que envolva toda a escola.
Copyright (c) 2020 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.