TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE

UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPED (2000-2019)

  • Michele Freitas da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Marcia Regina do Nascimento Sambugari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) https://orcid.org/0000-0003-4671-2102

Resumo

O presente texto trata dos resultados da pesquisa que teve como objetivo conhecer o que tem sido investigado sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no trabalho docente, partindo das seguintes questões: de que maneira os professores tem inserido o uso das tecnologias em sua prática pedagógica? Que dificuldades tem apresentado? Numa abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, a produção de dados deu-se por meio do levantamento de publicações sobre TDIC nos Anais eletrônicos das reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) no período entre os anos de 2000 e 2019 nos Grupos de Trabalho (GT) 08 (Formação de professores); 10 (Alfabetização, leitura e escrita); 14 (Sociologia da educação) e 16 (Educação e comunicação). Após o levantamento inicial, as produções foram organizadas por temáticas, sendo selecionado para análise o eixo “prática pedagógica”, totalizando oito trabalhos que foram lidos na íntegra. Constatou-se com a análise que os docentes buscam implementar novas tecnologias em suas aulas, porém encontram alguns obstáculos tais como falta de computadores e de estrutura adequada nas salas de tecnologia, bem como ausência de formação inicial e continuada. Indica, portanto, a necessidade de um trabalho coletivo que envolva toda a escola.

Biografia do Autor

Marcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela PUC-SP. Professora Associada da UFMS, Câmpus do Pantanal.

Publicado
2020-12-18
Seção
Eixo Temático 1 – Múltiplos olhares para a aprendizagem online