MAPAS MENTAIS E CONCEITUAIS COMO FERRAMENTAS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO REMOTO
Resumo
No atual contexto de atenção à saúde decorrente da pandemia da Covid-19, a importância da utilização de ferramentas e ambientes virtuais na aprendizagem se pautou pela necessidade emergencial de aulas e atividades educacionais remotas. Nesta direção, o objetivo deste relato é descrever o processo de utilização online dos mapas mentais e conceituais na disciplina de Didática do Ensino Superior de um Programa de Mestrado e Doutorado em Enfermagem. Durante as aulas remotas da disciplina, diferentes instrumentos para a realização de mapas mentais e conceituais foram apresentados aos discentes, entre eles o Google Jamboard®, Microsoft PowerPoint®, MindMeister®, Canva®, Cmap Tools® e outros. Os resultados evidenciaram uma satisfação geral com a utilização virtual dos mapas mentais e conceituais como apoio aos conteúdos da disciplina, contribuindo com o processo de aprendizagem dos discentes. As principais contribuições foram a assimilação do conteúdo teórico através dos mapas, a ajuda na memorização do conteúdo e a melhoria da capacidade de síntese do assunto. A dificuldade no uso de determinadas funcionalidades online e o acesso restrito a algumas plataformas foram apontadas como desafios tecnológicos a serem ainda superados.
Copyright (c) 2020 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.