TDIC GAMIFICADA COMO COMPLEMENTO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FRAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DOS SUBCONSTRUTOS

  • JAIRO JOSE RIBEIRO TOSCANO DE BRITO JUNIOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

Resumo

Grande parte dos jovens estudantes dessa geração encontram-se bastante inseridos e familiarizados no meio digital. Com o intuito de promover uma continuidade sobre os estudos acerca do conceito de fração numa turma do 8º ano do Ensino Fundamental da rede pública do estado de Pernambuco, esse trabalho se propôs a investigar sobre o uso de Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) gamificada como auxiliar na construção ou ampliação dos conhecimentos sobre esse conteúdo sob a perspectiva dos seus subconstrutos. A investigação ocorreu durante duas etapas de aplicação. Na primeira etapa, o professor realizou um estudo sobre a possibilidade de gamificar a continuidade do ensino de fração através da função “teste” da TDIC o Formulário Google, e implementou num questionário sobre o tema probabilidade. A segunda etapa foi a elaboração de um jogo de perguntas (quiz) por dois alunos sob mediação do professor através de reuniões virtuais no Google Meet sobre o tema: “Fração: Operações e interpretações”, e aplicação na mesma turma como atividade extra. Diante dos dados e observações obtidos foi possível perceber que a implementação da TDIC gamificada nas duas etapas. promoveu um contato maior entre os estudantes e os subconstrutos dos números fracionários, e consequentemente, auxiliou na construção/ampliação dos conhecimentos sobre fração dos alunos do 8º ano. 

Publicado
2020-12-18
Seção
Relato de Experiência