USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA INTEGRADA À AVALIAÇÃO FORMATIVA ALTERNATIVA

  • Flavia Marcia Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Rany Raissa dos Santos Cruz Universidade Federal de Sergipe
  • Thiago de Araújo Nascimento Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Atualmente, o uso das tecnologias digitais vem ganhando visibilidade no contexto do processo de ensino-aprendizagem o que demanda adaptação dos docentes e discentes. Apesar do ensino on-line apresentar algumas vantagens específicas, os professores ainda possuem dificuldade em planejar e implementar a avaliação formativa no ensino remoto. O objetivo deste trabalho consiste em analisar o uso das tecnologias digitais no contexto da aprendizagem autodirigida integrada à avaliação formativa em um curso de extensão sobre biossegurança para ingressantes da área da saúde. O curso foi dividido em três fases sistematizadas na plataforma Google Classroom: estratégias de busca da informação, aprendizagem autodirigida e sessão de fechamento do problema. Utilizaram-se ferramentas como Scholar Google, Pear Deck, Mindmeister, Ahaslides, Spiral, Kahoot e Pointagram. Para avaliação do processo foi aplicado um questionário contendo perguntas objetivas e discursivas. Sendo assim, foi possível observar que o domínio das plataformas digitais não representa o principal problema no ensino on-line, mas sim, aspectos relacionados à motivação e à forma de estudar dos alunos. As estratégias lúdicas e a gamificação exerceram um papel fundamental sobre o comportamento dos estudantes no que se refere à motivação e ao engajamento nas atividades levando à superação do comportamento procrastinador. Portanto, foi possível verificar a possibilidade de fomentar uma avaliação formativa, com abordagem no desenvolvimento de diferentes competências, integrada às metodologias ativas por meio da utilização de ferramentas digitais diversificadas. Dessa forma, o professor desempenha um papel fundamental na criação de situações de aprendizagem e processos avaliativos coerentes com a aprendizagem autônoma e colaborativa.

Publicado
2020-12-18
Seção
Eixo Temático 1 – Múltiplos olhares para a aprendizagem online