O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR - PIBIC-JR
RELATO SOBRE APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
O presente estudo analisa algumas ações desenvolvidas, no contexto da pandemia da Covid-19, no desenvolvimento do Projeto de Iniciação Científica - PIBIC-JR, intitulado “Aprendizagem Baseada em Problema e Alfabetização Científica: convergências criativas e colaborativas na investigação científica com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental”, por meio de um relato de experiência. Assim, o objetivo deste estudo reside em apresentar algumas proposições e estratégias desenvolvidas no PIBIC-JR, a partir do uso e da apropriação das tecnologias digitais. Para atingir tal objetivo, realizamos encontros com as crianças, participantes do projeto, com auxílio de seus pais, por meio do WhatsApp, de forma síncrona, com a troca de mensagens escritas, vídeos e áudios e também fotos das atividades realizadas, e em encontros síncronos com especialistas de três universidades, pela Plataforma Teams. De modo geral, os resultados iniciais revelam as possibilidades e as potencialidades dos aplicativos WhatsApp e o Teams no processo de ensino e aprendizagem, além de estudos científicos que sugerem evidências crescentes na utilização desses recursos em diferentes contextos de aprendizagem.
Copyright (c) 2020 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.