O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR - PIBIC-JR

RELATO SOBRE APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA COM CRIANÇAS NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19

  • Ana Paula Pontes SEMED/MS
  • Anelisa Kisielewski Esteves SEMED/MS
  • Kátia De Godoi e Silva UNIDERP

Resumo

O presente estudo analisa algumas ações desenvolvidas, no contexto da pandemia da Covid-19, no desenvolvimento do Projeto de Iniciação Científica - PIBIC-JR, intitulado “Aprendizagem Baseada em Problema e Alfabetização Científica: convergências criativas e colaborativas na investigação científica com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental”, por meio de um relato de experiência. Assim, o objetivo deste estudo reside em apresentar algumas proposições e estratégias desenvolvidas no PIBIC-JR, a partir do uso e da apropriação das tecnologias digitais. Para atingir tal objetivo, realizamos encontros com as crianças, participantes do projeto, com auxílio de seus pais, por meio do WhatsApp, de forma síncrona, com a troca de mensagens escritas, vídeos e áudios e também fotos das atividades realizadas, e em encontros síncronos com especialistas de três universidades, pela Plataforma Teams. De modo geral, os resultados iniciais revelam as possibilidades e as potencialidades dos aplicativos WhatsApp e o Teams no processo de ensino e aprendizagem, além de estudos científicos que sugerem evidências crescentes na utilização desses recursos em diferentes contextos de aprendizagem.

Publicado
2020-12-18
Seção
Relato de Experiência