TECNOLOGIAS DIGITAIS E REDES SOCIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES INDÍGENAS

IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Resumo

Este artigo apresenta resultado de um Plano de Trabalho do PIBIC, denominado, “Tecnologias Digitais e Redes Sociais na formação inicial de estudantes indígenas: implicações e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem”. Tem como objetivo compreender o uso dos diversos recursos das tecnologias digitais e redes sociais levantados pelos estudantes indígenas, matriculados no período de 2016 a 2019 nos cursos de licenciaturas de uma Universidade particular de ensino do estado de MS, procuramos descobrir se esses estudantes utilizam e como utilizam as tecnologias digitais e redes sociais no processo formativo. Trata-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico virtual. Pelos resultados a pesquisa identificou que o uso das tecnologias digitais e redes sociais integradas às práticas pedagógicas se fazem presentes na formação inicial dos estudantes indígenas dos cursos de licenciatura de uma Universidade particular de ensino. Contudo, a partir da pesquisa, almejamos contribuir com os professores e com a comunidade acadêmica, no sentido de encontrar formas de integrar as tecnologias digitais e rede social no processo de ensino e aprendizagem, como estímulo à utilização de redes de aprendizagem que ofereça possibilidade enriquecedora do ponto de vista tanto pessoal, quanto educacional com a participação ativa do estudante.

Biografia do Autor

Rosimeire Martins Régis Santos, Universidade Católica Dom Bosco

Formada em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação.

Nizaeli Gomes Vieira Xavier, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Acadêmica do Curso de Enfermagem 

Publicado
2020-12-18
Seção
Eixo Temático 1 – Múltiplos olhares para a aprendizagem online