TECNOLOGIAS DIGITAIS E REDES SOCIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES INDÍGENAS
IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
Este artigo apresenta resultado de um Plano de Trabalho do PIBIC, denominado, “Tecnologias Digitais e Redes Sociais na formação inicial de estudantes indígenas: implicações e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem”. Tem como objetivo compreender o uso dos diversos recursos das tecnologias digitais e redes sociais levantados pelos estudantes indígenas, matriculados no período de 2016 a 2019 nos cursos de licenciaturas de uma Universidade particular de ensino do estado de MS, procuramos descobrir se esses estudantes utilizam e como utilizam as tecnologias digitais e redes sociais no processo formativo. Trata-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico virtual. Pelos resultados a pesquisa identificou que o uso das tecnologias digitais e redes sociais integradas às práticas pedagógicas se fazem presentes na formação inicial dos estudantes indígenas dos cursos de licenciatura de uma Universidade particular de ensino. Contudo, a partir da pesquisa, almejamos contribuir com os professores e com a comunidade acadêmica, no sentido de encontrar formas de integrar as tecnologias digitais e rede social no processo de ensino e aprendizagem, como estímulo à utilização de redes de aprendizagem que ofereça possibilidade enriquecedora do ponto de vista tanto pessoal, quanto educacional com a participação ativa do estudante.
Copyright (c) 2020 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.