ENSINO ONLINE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ÉPOCA DE PANDEMIA

UM DESAFIO

  • Ademilde Aguilar Moreira EMEFEI/EJA Dr João Alves dos Santos

Resumo

Este relato aborda o tema da educação online da EJA II (Educação de Jovens e Adultos II) no contexto da pandemia da covid-19, numa escola da rede municipal de Campinas, estado de São Paulo. Tem como objetivo principal, falar do desafio dos professores para manter o vínculo entre professores e alunos da EJA, que no primeiro momento foi mais afetivo do que pedagógico durante a pandemia da covid-19, utilizando as tecnologias digitais.  A metodologia é de abordagem qualitativa e exploratória. Diante de tantas incertezas e dificuldades com a tecnologia, para nós professores e principalmente para os alunos, alcançamos resultados, os quais podem ser considerados razoáveis até o presente momento, nem muito negativos, nem muito positivos, pela dificuldade de acesso.  Com a pandemia, vieram mudanças de comportamento, no trabalho, na interação com o outro, na comunicação e informação. Sendo assim, a experiência de professora por meio digital nos está ensinando a aprender novas formas de trabalhar, nos inovarmos na profissão para lidarmos com essas ferramentas que nos aproximam dos alunos e dos outros. Muitos encontros que dificilmente, aconteceriam presencialmente, aconteceram nesse período de pandemia, falo de encontros entre escola, alunos, pais e psicóloga com a finalidade de apoiar a todos no enfrentamento da nova realidade em que estamos vivendo; com assistente social do posto de saúde do bairro, onde está localizada a escola, para esclarecer sobre os direitos da população, frente ao Estado.

Publicado
2020-12-18
Seção
Relato de Experiência