RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO EDUCATIVO ENVOLVENDO LITERATURA INFANTIL E TECNOLOGIAS DIGITAIS MEIO A PANDEMIA

  • Débora Amaro UCDB
  • Ana Paula Zaikievicz Universidade Católica Dom Bosco

Resumo

Esse texto visa apresentar um relato de experiência acerca de um trabalho de contações de histórias, desenvolvido com crianças, por meio das tecnologias digitais. O trabalho desenvolveu-se no Projeto Nova, uma instituição social que atende famílias vítimas de violência e abuso sexual, na cidade de Campo Grande. O trabalho teve como principal objetivo aproximar as crianças atendidas pelo projeto do mundo magnífico e encantador da literatura infantil, que pelas crianças do projeto, ainda não havia sido explorado. Sendo a literatura infantil um mundo rico de possibilidades e fantasias, acreditamos ser de imprescindível importância que ele seja trabalhado com as crianças, a fim de despertar o encantamento que os livros e as histórias trazem, assim como também possibilitar que elas identifiquem a leitura como algo mágico, divertido e prazeroso. Esse trabalho se justifica pelo fato de que a pandemia trouxe um novo olhar para o educador e consequentemente para a criança, sendo necessário transformar o físico e palpável, em experiências virtuais e digitais, de modo a aproximar as crianças de novas descobertas, experiências e significados positivos, mesmo diante desse momento difícil que estamos vivemos. Foi preciso, mais do que nunca, usar a tecnologia a nosso favor, por isso podemos dizer que os resultados alcançados pelo trabalho desenvolvido foram bastante significativos, pois além de oportunizar às crianças o contato com os livros e com diferentes histórias, oportunizou momentos interativos entre as famílias, as quais fizeram leituras coletivas. Nesse sentido, esperamos que esse relato possa suscitar novas reflexões e novas percepções acerca das possibilidades que o trabalho com a literatura infantil oferece, mesmo no atual momento de isolamento social que estamos vivendo.

Biografia do Autor

Ana Paula Zaikievicz, Universidade Católica Dom Bosco

Mestre em Educação. Docente do curso de Pedagogia na Universidade Católica Dom Bosco. Atua mais especificamente no campo da infância, formação docente e sociologia da infância.

Publicado
2020-12-18
Seção
Relato de Experiência