ESTRADAR LITERÁRIO, POÉTICO E IMAGÉTICO

PAISAGENS, NARRATIVAS, SENSIBILIDADES, INSPIRAÇÕES E MAGIAS DA LEITURA COMPARTILHADA

  • Geni Martines UFMS
  • Mirian Lange Noal UFMS

Resumo

A experiência se efetivou em um Projeto de Ensino, desenvolvido no período de julho de 2019 a julho de 2020, no qual a leitura foi compreendida como caminho de humanização, de autoconhecimento, de lazer e de ampliação de saberes. Teve como objetivo proporcionar o encontro de discentes de graduação, modalidade a distância, com leituras compartilhadas para despertar o encantamento com os textos poéticos, literários e imagéticos. O estradar metodológico foi dinâmico e participativo, contemplando momentos presenciais e a distância (vídeos, leitura e reescrita, rodas de conversas no polo, socialização de leituras e interpretações no grupo de WhatsApp, e-mail e outros). Houve uma docente, responsável geral, e uma coordenação local, assumida por três discentes do Curso de Pedagogia EaD da UFMS, polo de apoio presencial UAB de Bela Vista/MS. Iniciamos com textos poéticos e literários curtos para, gradativamente, ampliar e diversificar as leituras mais complexas e mais exigentes. Ao concluir o projeto foi possível perceber o quanto estamos afastados/as da leitura e como são potentes essas experiências. O grupo exercitou a ousadia para ler e interpretar sem medo de errar, de registrar sentimentos e emoções, de se expor, de lidar com as palavras, de se colocar frente a frente com os desafios da leitura. Em rodas de conversas e no grupo de WhatsApp compartilhamos as dificuldades para ler em voz alta e para socializar a nossa compreensão e a nossa interpretação dos textos lidos. Para as discentes, que assumiram as coordenações locais, o projeto foi educativo e desafiador, tendo em vista que o processo de preparação e organização dos encontros presenciais foi trabalhado de maneira a envolver os/as participantes, trocar experiências e poder vivenciar momentos de descobertas pessoais. O projeto foi um incrível meio de socialização. Todo o percorrer foi empolgante, um sentimento de compreensão e acalentar que proporcionou momentos inesquecíveis.

Biografia do Autor

Mirian Lange Noal, UFMS

Sou Professora Primária/Curso Normal de Grau Colegial (1971), licenciada em Educação Física (1973) e em Pedagogia (1980) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994) e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2006). Sou professora desde 1974 e atuo como docente no ensino superior desde 1980 (UNIFRA/RS; UCDB/MS;UFMS/MS). Desenvolvo e oriento pesquisas sobre os seguintes temas: formação inicial e continuada de professores/as; crianças pequenas indígenas; diversidade cultural; espaços e tempos urbanos para o brincar; corporeidade; educação do campo. Participo, como pesquisadora, do Grupo de Estudos em Formação de Professores na Educação a Distância (GEForPED). Luto pela educação, que se quer, intencionalmente, aliada com as lutas das classes trabalhadoras. Educação que compartilha vida, conhecimentos, contradições, magias. Creio nas possibilidades de entendimento entre os seres humanos.

Publicado
2020-12-18
Seção
Relato de Experiência