AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA ONLINE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Valeria Farias Andrade Faculdade Santo Agostinho
  • Thales de Almeida Pinheiro
  • Thaisa de Almeida Pinheiro

Resumo

A necessidade de distanciamento social na pandemia do Coronavírus (COVID-19), fez com as instituições de ensino incorporassem novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, migrando para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Entre os diversos desafios da educação nessa modalidade está a realização de aulas práticas, essenciais para compreensão de conteúdos e aplicação da teoria, uma vez que as dependências do laboratório estão situadas no espaço físico da instituição de ensino. Em um primeiro momento, que todas as atividades práticas foram suspensas considerando decreto municipal e a regulação do Ministério da Educação, as aulas experimentais foram realizadas e adaptadas ao ambiente remoto. Práticas das disciplinas de Química Geral e Inorgânica (1° período) e Processos Físico-químicos e Operações Unitárias (3° período) do curso de Farmácia da Faculdade Santo Agostinho-FASAMOC eram realizadas com materiais de fácil acesso e baixo custo, utilizado no dia-a-dia do acadêmico (em sua própria casa). As aulas práticas online atingiram os objetivos propostos superando as expectativas iniciais, com boa aceitação entre os alunos o que tornou a aula mais dinâmica e interativa. Além disso, permitiu mudança no próprio docente onde se reinventou e assim estimulou o aprendizado com a compreensão do conteúdo com mais facilidade e aplicação no dia-a-dia, já que isso é o que se busca numa aprendizagem significativa.

Publicado
2020-12-18
Seção
Relato de Experiência