DESAFIOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM MATO GROSSO DO SUL EM TEMPOS DE TRABALHO REMOTO
Resumo
Este trabalho, de tipo documental e bibliográfico, objetiva analisar as mudanças das atividades da coordenação pedagógica, em tempos de trabalho remoto durante a pandemia da COVID 19, na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico nas bases de indexação nacionais e levantamento documental acerca dos atos normativos emitidos pelo governo do Estado de MS e respectivo Conselho estadual de Educação (CEE/MS). As análises dos resultados foram embasadas nas orientações de Lüdke e André (2005). Os resultados indicam a intensificação do trabalho da coordenação pedagógica em razão da necessidade de atender às particularidades dos professores e estudantes em relação à adaptação de atividades e interações, pois houve mudança na estrutura das relações de trabalho e na rotina escolar, agora completamente mediadas por tecnologias e material impresso, como também impacto financeiro para os profissionais da educação que passaram a custear a infraestrutura física e tecnológica desse trabalho. Essa alteração implicou na ampliação da jornada de trabalho assíncrona, bem como na complexidade das tarefas, com fortes impactos para a vida e o trabalho dos(as) coordenadores.
Copyright (c) 2020 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.