A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO PRIMEIRO ATLAS VIRTUAL DE PARASITOLOGIA DA UFMS
Resumo
Tema: O primeiro Atlas Virtual de Parasitologia da UFMS foi criado pelos monitores da disciplina Bases da Parasitologia Humana sob supervisão das docentes e técnicas do laboratório durante o período de ensino remoto emergencial em virtude da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. O desenvolvimento desse material didático com apoio da plataforma Google Sites teve como princípio complementar o conteúdo programático da grade curricular da disciplina na impossibilidade de realização de aulas práticas presenciais. Objetivo: Esse relato de experiência tem como objetivo analisar as percepções dos estudantes que usufruíram do primeiro Atlas Virtual de Parasitologia da UFMS na realização das atividades propostas pela disciplina. Metodologia: O site foi disponibilizado aos alunos em junho e foi utilizado livremente por eles como plataforma de apoio aos estudos dos conteúdos previstos no plano de ensino da disciplina. Após o término do semestre letivo, os monitores elaboraram um questionário, por meio do Google Forms disponibilizado aos alunos do primeiro ano do curso. As perguntas versavam sobre o acesso ao atlas, a significância dos recursos empregados para a aprendizagem, além de conteúdos para incrementar o material. Resultados alcançados: O site teve uma boa aceitação pelos estudantes e foi considerado uma ferramenta criativa, acessível e didática para compreensão do conteúdo da disciplina de Bases da Parasitologia. Dessa forma, a ferramenta foi útil para auxiliar os alunos durante seus estudos individuais. Com base nas sugestões dos envolvidos no uso e criação, o Atlas será revisto e atualizado para que possa auxiliar no processo de ensino dos conteúdos de Parasitologia e estimular as práticas ativas de aprendizagem.
Copyright (c) 2020 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.