ADAPTAÇÃO DA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Resumo
O presente relato de experiência busca discorrer sobre a trajetória de adaptação da disciplina de Bioquímica Médica I, ofertada aos alunos do primeiro semestre do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), no contexto da pandemia causada pelo SARS-CoV-2 no ano de 2020, demonstrando os desafios enfrentados para a mudança metodológica, que incluíram a adaptação das aulas teóricas e laboratoriais, da metodologia ativa (Team Based Learning - TBL) utilizada na disciplina e do método avaliativo usado. A adaptação foi realizada com a ajuda dos docentes e monitores da disciplina, por meio do auxílio de plataformas e ferramentas online, disponíveis pelo Google G Suit, como Google Classroom, Google Meet, Google Forms e Google Drive, e também com o auxílio do aplicativo de conversa WhatsApp. A mudança para o ERE demonstrou resultados positivos, possibilitando a ministração das aulas teóricas e laboratoriais, permitindo que os alunos tivessem todo o contato com o conteúdo programado no Plano de Ensino da disciplina, mesmo com o isolamento social obrigatório vigente. Além disso, foi possível realizar uma adaptação adequada do TBL, de modo que a interação e discussão em equipe promovidas pelo método ativo não fossem perdidas.
Copyright (c) 2020 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.