EDUCAÇÃO DIGITAL INCLUSIVA

A INFORMÁTICA COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA DE ENSINO

  • Léia Duarte Bazan Reme
  • Aldenor Batista da Silva Junior
  • Graziela Cristina Jara

Resumo

A educação inclusiva é uma realidade, garantida por lei e que veio para mudar a realidade da educação no Brasil, e assim como tudo esta também caminha por processos evolutivos, que podem contar por exemplo com o processo tecnológico para auxiliar as crianças e crianças com necessidades educacionais especiais. Para tanto é necessário que todo processo se torne um, ou seja, até mesmo educadores tem que estar aptos para que esta tecnologia possa vir a ser uma ferramenta que auxilie no processo de ensino e aprendizagem, fazendo assim com que as crianças realmente se integrem como um todo em sala de aula. O estudo tem por objetivo analisar as ferramentas tecnológicas e como estas podem auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos com necessidades especiais. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, que busca em livros e textos publicados responder o questionamento levantado. Concluindo assim que a informática pode sim fazer com que os interesses dos alunos sejam despertados e melhorados, de forma a desenvolver neles o interesse pela integração e aprendizado.

Publicado
2020-12-18
Seção
Eixo Temático 4 – Políticas, institucionalização e transformação digital