PROMOÇÃO DE UM DEBATE VIRTUAL COM JOVENS SOBRE CONSUMO CONSCIENTE DOS RECURSOS HÍDRICOS
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O presente relato descreve uma ação da disciplina optativa “Educação, ambiente e sociedade” ofertada aos acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul durante o período de ensino remoto emergencial devido a pandemia do vírus SARS-CoV-2. Como reflexo da pandemia, foi necessária a adaptação das atividades presenciais através do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação para realização do projeto que os alunos elaboram e executam durante a disciplina. Este trabalho proposto pelas alunas com o objetivo de promover a conscientização de sustentabilidade nas ações diárias através do diálogo com os adolescentes, estimulando também um contato social produtivo durante a pandemia. O tema escolhido foi a conscientização do uso dos recursos hídricos e o público alvo de adolescentes entre 13 a 17 anos. Uma sensibilização prévia foi realizada através do perfil do Instagram criado com o nome SOS ÁGUA, e posteriormente um convite para uma mesa redonda virtual através do Google Meet. Neste momento, foi realizada uma introdução para uma situação problema e discussão sobre o tema. A interação dos participantes no debate surpreendeu a equipe, visto que a atividade se estendeu uma hora a mais do que previsto inicialmente. O retorno dos alunos após a ação demonstrou preocupação e interesse do público no tema. Os recursos tecnológicos utilizados foram satisfatórios como uma forma de cumprir a demanda, porém se as atividades pudessem ser realizadas presencialmente teriam alcançado maior número de pessoas, e poderiam ser enfatizados.
Copyright (c) 2020 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.