MEMÓRIAS, LEITURAS E REGISTROS TEXTUAIS
O SER QUE SE CONSTRÓI E QUE SE RESSIGNIFICA AO ESCREVER
Resumo
Este trabalho visa relatar as experiências obtidas no percurso do projeto de ensino “Memórias, leituras e registros textuais: o ser que se constrói e que se ressignifica ao escrever”, desenvolvido com discentes dos cursos de Letras e Pedagogia, da UFMS, modalidade a distância, polo de apoio presencial UAB de Bela Vista (MS), 10 de julho de 2019 a 10 de junho de 2020. Os objetivos do projeto foram: compartilhar a leitura de diferentes gêneros textuais em diálogo com as experiências de vida, para a sensibilização e a ressignificação da escrita como expressão da subjetividade e do viver coletivo; experimentar o encontro com diferentes gêneros textuais como caminho de autoconhecimento e de empodeiramento da escrita; ampliar o exercício da leitura e da escrita com magia e abordagens surreais, com vistas ao fortalecimento da autoconfiança para, posteriormente, escrever textos científicos; reencontrar a escrita como expressão da subjetividade e das infinitas possibilidades de compartilhar as experiências vividas; experimentar a comunicação escrita ampliada como caminho metodológico, via WhatsApp, cartas, bilhetes e cadernos de registros. A participação no projeto possibilitou perceber que a escrita é cotidiana, escrevemos para nós e para outros. A escrita foi compreendida para além de cobranças para atingir determinado número de linhas, ou para cumprir uma tarefa escolar. Nesse percurso, o grupo percebeu que a escrita pode ser prazerosa e que, escrevendo, melhoramos gramaticalmente, ampliamos o vocabulário, sistematizamos pensamentos e emoções, registramos nosso viver e deixamos marcas muito peculiares. O projeto ressignificou a escrita, por meio da interação no grupo de WhatsApp e nos encontros presenciais, reencontrando memórias de histórias contadas por avós, de poesias, de crônicas, de cartas. Provocações para escrever livremente, registrando experiências, sonhos e sensibilidades fizeram parte do percurso que, para a maioria, se configurou como a desconstrução de barreiras e encorajamento para escrever potentes textos autorais.
Copyright (c) 2020 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.