TECNOLOGIA, LEITURA E O PIBID DE LETRAS

  • Marcos Vitor Prado de Góes Universidade Católica Dom Bosco
  • Neli Porto Soares Betoni Escobar Naban

Resumo

Este trabalho com metodologia bibliográfica e de campo buscou disseminar a importância da leitura como formação pessoal e como veículo cultural. Fundamentou-se em Kenski (2007) quem dialoga reconhecendo o livro como uma das primeiras tecnologias do mundo. Veraszto; Silva; Miranda e Simon (2009, p. 21) afirmam que “a história do homem iniciou-se juntamente com a história das técnicas, com a utilização de objetos que foram transformados em instrumentos diferenciados, evoluindo em complexidade juntamente com o processo de construção das sociedades humanas”. Segundo dados apresentados pelo IBGE no ano de 2016, o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano. Frente ao problema do incentivo a literatura, executou-se ações em sala de aula aos alunos do ensino médio através do PIBID de Letras da UCDB. Questionamos os alunos sobre o seu desinteresse pela leitura e, após, sugerimos uma atividade onde teriam eles que produzir algum material que abordasse as características do Pré-modernismo brasileiro. Ao final os convocamos a mostrar suas produções.

Publicado
2020-12-18
Seção
Eixo Temático 1 – Múltiplos olhares para a aprendizagem online