PRODUÇÃO DOCENTE EM PARES

UMA EXPERIÊNCIA DE METODOLOGIA ATIVA E CURADORIA DO CONHECIMENTO

  • Wilzelaine Hanke UFPR
  • Jociana Maria Bill Kaelle

Resumo

Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência de duas mestrandas do Programa de Pós-graduação em Educação: teoria e prática de ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no período de junho a agosto de 2020 na  disciplina eletiva “Educação e Novas Tecnologias”, cujo objetivo é discutir o emprego das metodologias ativas e da curadoria do conhecimento no protagonismo docente, no trabalho em pares e nas reflexões do fazer pedagógico na busca por alternativas que contribuam para o pensamento “prática-teoria-prática” como norteador de um fazer pedagógico reflexivo, dialógico e dinâmico. Nas aulas assíncronas os mestrandos tiveram contato com o material teórico e exploraram alguns recursos imersivos dentro da plataforma Moodle UFPR. A análise e discussão dos materiais, ocorreu de forma síncrona. Os resultados obtidos são evidenciados no fazer pedagógico e reflexivo das professoras-pesquisadoras.

Publicado
2020-12-18
Seção
Relato de Experiência