PROJETO VAGALUME

UMA ABORDAGEM SOBRE BIOSSEGURANÇA E O USO DE TICs NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS HOSPITALARES

  • Rosângela da Silva Costa Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Jucélia Linhares Granemann de Medeiros
  • Sandra dos Santos Cereali UFMS/IMBIO

Resumo

O projeto foi desenvolvido  no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian - HUMAP/UFMS, no qual foi realizado treinamentos em biossegurança e posteriormente foi feito o atendimento educacional no ambiente hospitalar com práticas  e observações orientadas. Com isso, teve-se como objetivo contribuir para a formação de professores e demais profissionais participantes das ações pedagógicas desenvolvidas com a criança e o adolescente no atendimento educacional em ambiente hospitalar, como também na adaptação desses as regras de biossegurança e confecção de materiais didáticos utilizando TICs, como uma ferramenta importante no desenvolvimento e planejamentos das atividades. A  escolha do tipo de material que seria confeccionados para realização das ações, foi um dos fatores importantes para as atividades desenvolvidas, pois estes  teriam de ser confeccionados de acordo com a situação do educando, a idade e o tipo de material. Para isso, foram utilizados os seguintes recursos: laptop, datashow, tablets, livros, jogos, materiais escolares, dvd 's, atividades lúdico-pedagógicas elaboradas de acordo com a faixa etária do público alvo, cartilhas, atividades artísticas e direcionadas aos conteúdos escolares entre outros. De uma forma geral, entre as atividades desenvolvidas estavam a Contação de histórias, utilização de materiais didáticos físicos e elaboração de jogos para uso de computador e tablets. Os primeiros impactos foram observados na formação dos discentes de licenciatura, pois, os mesmos tiveram a oportunidade de vivenciar um contexto pedagógico multidisciplinar  hospitalar na prática,   desde a organização,  planejamento e capacitação para realização das ações no hospital, como também  na criação de materiais didáticos com uso de tecnologias, o que para muitos foi de crucial importância  para o crescimento profissional. Percebe-se que, as abordagens relacionadas às atividades desenvolvidas nunca esteve tão atual, tendo em vista que já era trabalhado a questão de biossegurança como também da utilização de tecnologias no processo ensino-aprendizagem, o que vem a calhar no cenário que todos têm vivenciado com a pandemia do COVID19.

Publicado
2020-12-18
Seção
Relato de Experiência