MONITORIA ACADÊMICA EM PARASITOLOGIA NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Paola Mayara Valente Coronel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mateus Bernardes Guedes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Eliane Mattos Piranda

Resumo

As atividades de monitoria contribuem no processo de ensino aprendizagem nas universidades, já que busca promover a cooperação acadêmica entre discentes e docentes, e aproxima os alunos ao monitor no esclarecimento de suas dúvidas, dificuldades e conhecimentos, aperfeiçoando o potencial acadêmico de cada um. Além de ser um rico instrumento de ensino é também motivador, pois acaba muitas vezes por despertar o interesse pela vivência acadêmica. Este trabalho teve por objetivo descrever, através de um relato de experiência, as atividades realizadas durante a monitoria das disciplinas Parasitologia Humana e Bases da Parasitologia, ofertada para os cursos de Farmácia e Medicina, respectivamente, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entre abril de 2020 a julho de 2020. Nesse período, devido a pandemia do vírus SARS-CoV-2 as atividades foram desenvolvidas de forma remota, através de Tecnologias da Informação e Comunicação, proporcionando inovações no processo de ensino aprendizado para alunos, alunos monitores, professoras e técnicas do Laboratório de Parasitologia Humana do Instituto de Biociências. As estratégias desenvolvidas com apoio de ferramentas do Google for Education possibilitaram minimizar as lacunas em virtude da ausência das aulas presenciais. Como monitores em um cenário inesperado, foi possível vivenciar novos aprendizados, além de aprofundar e obter novos conhecimentos na área da parasitologia humana, pois houve o aprimoramento da comunicação, construção das relações interpessoais e desenvolvimento da empatia.

Publicado
2020-12-18
Seção
Relato de Experiência