METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM

GAMIFICAÇÃO

  • Berenice Alves da Silva Altafini Secretaria Municipal de Educação
  • Elaine da Silva Santos Goulart Secretaria Municipal de Educação/SEMED

Resumo

As metodologias ativas de aprendizagem têm contribuído de maneira significativa para o aprendizado dos alunos, os quais urgem por novas formas de ensino, já que a aprendizagem troca sua roupagem cada vez mais rápido, devido principalmente à constante inovação tecnológica. Neste contexto, apresentamos aos professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS, o curso de Formação Continuada intitulado “Aprender com auxílio de recursos digitais e gamificação”. O curso de formação teve por objetivo: apresentar os principais conceitos de gamificação; explorar na perspectiva da gamificação alguns recursos pedagógicos; propiciar  aos participantes atividades gamificadas. Assim como o título da formação sugere, foi utilizada a metodologia ativa de aprendizagem que visa a autonomia, criatividade e o engajamento docente. Outro ponto relevante, é que a metodologia em questão concede ao aluno a posição central no processo ensino-aprendizagem, diferente das metodologias elencadas como tradicionais. Nesse prisma, o professor configura-se como agente importantíssimo no referido processo, pois, tem a missão de mediar a aprendizagem, direcionando o caminho mais adequado a ser seguido de acordo com a característica de cada aluno, isso é facilitar o processo. De maneira a possibilitar o engajamento dos alunos,  dando-lhes autonomia durante o percurso da aprendizagem. A partir do desenvolvimento das atividades práticas  vivenciadas no curso foi possível observar que os objetivos propostos foram alcançados, extrapolando as expectativas, pois os professores que não utilizavam a metodologia em suas aulas afirmaram que passariam a utilizar. O que foi possível constatar por meio de um grupo fechado no Facebook, em que os professores enviaram as atividades realizadas em sala de aula com seus alunos. 

Biografia do Autor

Berenice Alves da Silva Altafini, Secretaria Municipal de Educação
Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS. Graduada em Letras: Português/Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Elaine da Silva Santos Goulart, Secretaria Municipal de Educação/SEMED

Pedagoga e professora formadora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. 

Publicado
2020-12-18
Seção
Relato de Experiência