OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID -19

  • Marcia Pires Santos UCDB

Resumo

O presente texto, resultante de uma pesquisa com professores sobre as experiências vivenciadas após a suspensão das aulas e o início do trabalho remoto na Educação infantil no Município de Bonito-MS, as dificuldades desse atendimento, bem como discutir o conceito de Ensino Remoto no contexto da educação infantil. Texto redigido para apresentação de trabalho no Evento Integra UFMS 2020 evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. O problema é devido à infecção pelo novo coronavírus e distanciamento social, em que as aulas presenciais da educação infantil foram substituídas para o Ensino Remoto, o que nos leva a questionar: mas estas instituições estão preparadas para atender estas crianças por meio de atividades remotas? De que forma as atividades online encaminhadas por WhatsApp podem contribuir para que realmente aconteça a aprendizagem de qualidade e equidade na Educação Infantil? De abordagem qualitativa, a pesquisa tem por objetivo geral analisar os desafios enfrentados pelos professores da educação infantil e como vivenciam suas experienciais educacionais no período de pandemia. Os sujeitos são quatro professores e um coordenador pedagógico. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista por vídeo-whatsapp. Os resultados evidenciaram que as redes de ensino e professores estão se esforçando em dar continuidade nas atividades escolares, no sentido de garantir os direitos das crianças em tempos de isolamento social, bem como caminhos para alinhá-los às determinações de políticas, porém a valorização das atividades escritas, de escolarização, se sobressai, em detrimento as interações e brincadeiras, e uma educação infantil de qualidade.

Publicado
2020-12-18
Seção
Eixo Temático 1 – Múltiplos olhares para a aprendizagem online