TECNOLOGIAS DIGITAIS E INÚMERAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM
Resumo
A sociedade tem passado por processos de mudanças constantes devido a pandemia que se instalou, sendo que uma das marcas mais notáveis dessas mudanças tem sido a utilização das tecnologias digitais nas mais diversas áreas da atividade humana, incidindo inclusive na área educacional. O presente texto tem como objetivo analisar e propor uma discussão referente ao impacto diante as novas tecnologias, em decorrência a pandemia do Coronavírus, e a grande reestruturação dos métodos de ensino frente às aulas remotas em uma escola pública no município de Campo Grande - Mato Grosso do Sul. O texto apresenta uma análise do uso das tecnologias em uma escola municipal, e foi abordada mediante dados documentais, relatos de experiências e a aplicação nas diversas ações que permeiam o cotidiano escolar, nas experiências das pesquisadoras como professoras da educação infantil, ensino médio, coordenação pedagógica e direção adjunta escolar. A pesquisa teve como procedimento metodológico revisão bibliográfica e documental. Com aporte teórico os autores Alves (2006), Nóvoa (2009), Freitas (2015) dentre outros. Assim busca se destacar aspectos importantes considerando as perspectivas e desafios que os docentes veem enfrentando, e para que essa superação ocorra, é necessário uma reelaboração a estrutura curricular frente às novas tecnologia, onde deve ser encarada como uma realidade a ser cuidadosamente aplicada, com o intuito de formar professores mais capacitados e preparados para essa nova realidade que são as aulas remotas e assim essas questões perpassam pela formação inicial e continuada do professor, visando que as tecnologias digitais aprimoram os nossos sentidos, criando novas possibilidades de interação com esses estudantes.
Copyright (c) 2020 IntegraEaD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores concordam que os trabalhos submetidos e aprovados no Integra EaD serão licenciados sob a Licença CC-BY Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.