BONITEZAS DE SER PROFESSORA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CONFIANÇA, LIBERDADE, AUTONOMIA, ESPERANÇAR

  • Mirian Lange Noal UFMS

Resumo

Os processos de ensino e de aprendizagem na modalidade a distância têm sido desafiadores para docentes e discentes que, em sua maioria, não viveram a alfabetização digital. O aprender a estar online se fez aligeirado, por tentativas, acertos e erros. Exigiu coragem, buscas, perseverança. Como professora, inquietações emergiram: Como construir processos educativos a distância? Como viver o ato político-pedagógico em sua inteireza? Como ser coerente com as responsabilidades político-educacionais? Que caminhos metodológicos trilhar? Com essas nascentes, o objetivo foi compreender a modalidade a distância em sua potência para desaprender e reaprender metodologias outras, na necessária releitura da atuação docente focada na confiança, liberdade e corresponsabilidade. A pesquisa, com predominância qualitativa, foi desenvolvida ao longo de onze anos, por meio de registros das experiências vividas como professora de cursos de licenciatura, na modalidade a distância, ofertados pela UFMS. Integrar o Grupo de Estudos em Formação de Professores na Educação a Distância (GEForPED) possibilitou estudos, debates e coleta de dados, ampliando a compreensão contextualizada da modalidade. Com mais de quarenta anos de docência, fui instigada a viver experiências nas quais o lugar de professora se deslocou da presença física para a distância. Processualmente desaprendi para aprender jeitos outros de estar com os/as alunos/as, estabelecendo redes de comunicação e de confiança alicerçadas no respeito à liberdade individual, no compromisso coletivo, no exercício de compartilhar experiências e conhecimentos. Experimentei a avaliação compartilhada e corresponsável, que se configurou como desafio e se efetivou como possibilidade de ser menos autoritária, mais flexível e confiante, gestando exercícios de autoavaliação docente e discente. Aprendi a ouvir mais, a controlar menos, a não julgar e a perceber que a ação político-pedagógica, presencial ou a distância, está impregnada de contradições e de questionamentos. Aprendi, sobretudo, a conviver com dúvidas mobilizadoras para os estudos, construído uma atuação mais reflexiva e consciente.

Publicado
2020-12-17
Seção
Eixo Temático 1 – Múltiplos olhares para a aprendizagem online