Método de calibração simples de um espectrômetro de UV-vis de baixo custo

  • Matheus Cicero da Silva Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Ronaldo Celso Viscovini

Abstract

Espectrômetros ópticos são instrumentos utilizados para se analisar a interação da radiação eletromagnética com a matéria. Os espectrômetros, na maioria das vezes, utilizam sistemas mecânicos para desviar a trajetória da luz, fazendo com que se varie o comprimento de onda incidente na matéria, ou para os espectrômetros mais modernos pode-se empregar CCDs (charge-coupled devices) como sensores de luz. Neste relato técnico, descrevemos o procedimento de calibração de um espectrômetro óptico com CCD, utilizando o espectro de lâmpadas fluorescentes comerciais como referência. Os resultados obtidos mostraram que o espectrômetro foi devidamente calibrado, e que o processo de calibração pode ser usado para difundir o conhecimento de espectroscopia óptica, tanto para os acadêmicos quanto para os alunos do ensino médio, proporcionando questionamentos ou sanando dúvidas acerca da natureza das cores e do espectro eletromagnético.

DOI: http://dx.doi.org/10.30609/JETI.2018-7523

Author Biography

Matheus Cicero da Silva Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Formado em Engenharia Mecânica. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciência dos Materiais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

References

O.C.N. PEREIRA, W.M. SILVA, A.C. SABINO, M.E. GOZZI, A.R. SAMPAIO, R.C. VISCOVINI, Software de efeito estroboscópico por superposição de frames de videoclipes aplicada no ensino de Cinemática. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.29, n.2, 2012.

R.R.G. PARANHOS, V.L. RICHARD, P.S. PIZANI. Lâmpada de Hg para experimentos e demonstrações de física moderna: introdução ao efeito fotoelétrico e outros tópicos. Revista Brasileira de Física, v.30, n.4, 2008.

T.C. ZANETTI, J.S. CABRAL. Calculation of an optical steup for a LIBS system. Journal of Experimental Techniques and Instrumentation, v.1, n.1, 2018.

T.A. CANASSA, A.L. LAMONATO, A.V. RIBEIRO. Utilização da lei de Lambert-Beer para determinação da concentração de soluções. Journal of Experimental Techniques and Instrumentation, v.1, n.2, 2018.

Published
2019-01-07
Section
Artigos