Desenvolvimento de metodologia visando a obtenção de compósitos estruturais para aplicação em longarinas de Aerodesigns

Guilherme B. L. Belão, Cezar A. Carnavalle, Márcia R. de Moura, Fauze A. Aouada

Abstract


Devido à contínua necessidade de desenvolver materiais cada vez mais leves, mas que se enquadrem as severas normas de resistência mecânica exigida, a indústria aeronáutica vem impulsionando direta ou indiretamente o desenvolvimento de novos materiais compósitos estruturais ou o melhoramento dos materiais já empregados atualmente. Neste sentido, neste trabalho foi otimizada a metodologia de obtenção de compósitos baseados em fibra de carbono e resina epóxi visando aplicação em longarinas de Aerodesigns. Foi investigado o efeito do número de camadas fibra de carbono-resina epóxi, temperatura e tipo de laminação na densidade e nas propriedades mecânicas e morfológicas dos compósitos. Os resultados demonstraram boa reprodutibilidade na preparação dos compósitos, independente da metodologia aplicada, e que as propriedades mecânicas podem ser controladas pelos efeitos supracitados. A densidade dos compósitos obtidos pela laminação a vácuo foi em torno de 10 % menor em relação aos obtidos pela laminação manual. Além disso, tais compósitos apresentaram um acabamento melhor e mais refinado, em relação a laminação manual. Estes resultados podem auxiliar na projeção de longarinas utilizando novos materiais compósitos, nos quais são desenvolvidos por estudantes pertencente ao Projeto de Extensão Universitária Zebra Aerodesign da Unesp de Ilha Solteira – SP.

DOI: http://dx.doi.org/10.30609/JETI.2019-7607


Keywords


Compósitos; fibra de carbono; resina epóxi; laminação manual; laminação à vácuo, Aerodesign.

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