CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO NO SETOR DE TERMOFORMAGEM DE UMA INDÚSTRIA DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS

  • Gabriel Preuss Luz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Guilherme Luz Tortorella Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

O presente artigo apresenta a análise de um processo de termoformagem para a adoção de práticas de controle estatístico do processo (CEP). Tal análise contou com a utilização de ferramentas como a análise de variância (ANOVA) e gráficos de controle do processo, bem como a determinação de índices de capacidade do
processo C p e C pk . As análises de dados foram realizadas através do software Minitab 17, que permite uma ágil mecanização de cálculos envolvidos em uma abordagem estatística. O desenvolvimento desse artigo conta com uma rápida apresentação das técnicas e métodos utilizados para implementação desse projeto no setor de interesse. A ideia de desenvolvimento do CEP partiu da constatação de problemas relacionados com a qualidade dos copos plásticos descartáveis fabricados. Principalmente, ligados à espessura da parede lateral do produto, sendo frequentes as reclamações dos consumidores.

Author Biographies

Gabriel Preuss Luz, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Guilherme Luz Tortorella, Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

References

ABNT. NBR 14.865: Copos plásticos descartáveis. Disponível em: <http://docslide.com.br/documents/abnt-nbr-14865-2002pdf.html> Acesso em: 5 set. 2018.

BENBASAT, I. GOLDSTEIN, D. K., MEAD, M. The case research strategy in studies of information systems. MIS Quarterly, p. 369-386, Sep., 1987.

BLASS, A. Processamento de polímeros. Florianópolis: Editora da UFSC, 1988.

BRDE. Indústria de copos plásticos descartáveis: breve panorama da situação atual e das perspectivas do segmento, com ênfase em Santa Catarina. Disponível em: <http://novosite.fepese.org.br/portaldeeconomiasc/arquivos/links/plasticos/2006%20Copos%20plasticos%20descartaveis.pdf> Acesso em: 11 set. 2016.

CALLISTER, JR. W. D. Ciência e Engenharia de Materiais: uma introdução. 5. ed. Rio de Janeiro, LTC Editora, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GRIGOLO, V. E.; OLIVEIRA, G. A. Análise de variância (ANOVA) em aplicações agroindustriais. XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnologia da UTFPR, 2012.

GRUENWALD, P. E. Thermoforming: a plastic processing guide. Lancaster: Technomic Publishing Company, 1987.

INMETRO. Programa de análise de produtos: copos plásticos descartáveis. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/copos_plasticos.asp> Acesso em: 10 ago. 2018.

MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, G. C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2012.

NORTON, L. R. Projeto de máquinas. 2. ed. Porto Alegre, Bookman, 2004.

SAMOHYL, R. W. Controle estatístico da qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Editora Cortez, 1985.

TRIOLA, M. F. Introdução à estatística. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

VEIT, E. O controle estatístico de processos na indústria de cabinagem de veículos: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado) Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.

VIEIRA, S. Estatística para a qualidade: como avaliar com precisão a qualidade em produtos e serviços. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999.

Published
2020-05-06