APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA EM UMA LAVANDERIA HOSPITALAR

  • Nicolas Yudi Kumm Uchi Universidade Federal da Grande Dourados
  • Larissa Diniz Freitas Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Uma lavanderia hospitalar é um setor de auxilio operacional que atende a demanda do fluxo de enxovais nos setores de um hospital, segundo regulamentações da ANVISA. Este estudo foi feito em um hospital universitário, onde faltava constantemente estoque de kits de enxovais com alta demanda e havia excessivo estoque de kits com baixa demanda. Desse modo, a pesquisa propôs um modelo de previsão de demanda para os kits com alta demanda. Para realizar a aplicação das técnicas de previsão, seguiu-se o método de pesquisa apresentada por Tubino (2007). A primeira etapa do método foi definir o objetivo do modelo. Na etapa da coleta e análise dos dados foi realizado a seleção dos kits com altos fluxos no estoque, análises qualitativas sobre o ambiente do local da pesquisa e a hipótese de comportamento das demandas. Na etapa da seleção das técnicas de previsão, aplicou-se as técnicas de média móvel simples e média exponencial móvel e, a partir dos desvios padrões e desvio médio absoluto (MAD), selecionou-se as técnicas mais adequadas para cada kit. Na monitoração do modelo, verificou-se a acurácia das técnicas propostas.

Referências

ALMEIDA, M. S. Elaboração de projeto, TCC, dissertações e teses: uma abordagem simples, prática e objetiva. 2° edição. São Paulo: Atlas, 2014.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Processamento de roupas em serviços de saúde: prevenção e controle de riscos. Brasília: Anvisa, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Lavanderia Hospitalar. Brasília: Centro de documentação do Ministério da saúde, 1986.

CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção: MRPII/ERP: conceitos, uso e implantação base para SAP, Oracle Applications e outros softwares integrados de gestão. 5° edição. São Paulo: Atlas, 2014.

CUNHA, A. M. C. A.; CAMPOS, C. E.; RIFARACHI, H. H. C. Aplicabilidade da metodologia lean em uma lavanderia hospitalar. Revista Mundo da Saúde, 2011, p. 8.

GURGEL, J. L. M., et al. Modelo de previsão de demanda: Análise da produção em uma empresa do setor cerâmico do Rio Grande do Norte. In: ENEGEP, 35, 2015, Fortaleza. Anais, Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2015, p.17.

LEMOS, F. O. Metodologia para seleção de métodos de previsão de demanda. 2006. p. 183. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

MARTINS, R. A.; MELLO, C. H. P.; TURRIONI, J. B. Guia para elaboração de Monografica e TCC em Engenharia de Produção. 1° edição. São Paulo: 2014.

MARTINS, P. G; LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 3°ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

OLIVEIRA, E. S; DOURADO, J. D; MELLO, J. A. Aplicação de modelos de previsão de demanda em uma fábrica de embalagens plásticas. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Rio Verde, 2017, n° 2, p. 19.

PIMENTEL, F. Q. A.; CRUZ, R. G. G.; GUERREIRO, R. P. Aplicação de técnicas de previsão de demanda em uma loja de materiais de construção. In: ENEGEP, 36, João Pessoa. Anais, Rio de Janeiro: ABEPRO, 2016, p. 12.

QUEIROZ, A. A.; CAVALHEIRO, D. Método de previsão de demanda e detecção de sazonalidade para o planejamento da produção da indústria de alimentos. In: ENEGEP, 23, Ouro Preto. Anais, Rio de Janeiro: ABEPRO, 2003, p. 8.

Slack, N.; Brandon-Jones, A.; Jhonston, R. Administração da Produção. 8° edição. São Paulo: Atlas, 2018.

TUBINO, D. F.; Planejamento e Controle da Produção: teoria e prática. 2° ed. Atlas, 2007.

Publicado
2020-05-06