MODELO MENTAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETOS TECNOLÓGICOS: ANÁLISE EM HABITAT DE INOVAÇÃO

  • Paula Regina Zarelli Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Andriele De Prá Carvalho Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Pedro Prando da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Resumen

Um modelo mental é uma estrutura rica e elaborada, que pode gerir o conhecimento e representa informações ligadas por unidades semânticas. Tais modelos evoluem com o desenvolvimento psicológico e com a instrução, num processo conhecido como mudança conceitual. Assim, este estudo tem por objetivo identificar tipos de conhecimentos em habitats de inovação por meio de mapas mentais em projetos tecnológicos pré-incubados no Hotel Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Francisco Beltrão. Após análise de conteúdo, os resultados demostraram sucesso na identificação do conhecimento dos projetos tecnológicos, entretanto, não representaram em seus mapas, categorias que demostrassem foco na realização socioambiental. Assim, concluiu-se que, em sua maioria, os mapas dos projetos pré-incubados prezam pelo desenvolvimento de novas tecnologias e inovações, com aplicação do conhecimento em cada fase tecnológica, porém observa-se lacuna quanto a importância de elementos sociotécnicos como sustentabilidade, qualidade de vida da população, etc., relativos a possíveis gaps obtidos por uma análise mais abrangente dos modelos mentais.

Biografía del autor/a

Paula Regina Zarelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Administradora. Mestre e Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC.

Professora do Magistério Superior - UTFPR.

Citas

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. O uso de mapas conceituais e mentais como tecnologia de apoio à gestão da informação e da comunicação: uma área interdisciplinar da competência em informação. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 2, n. 2, 2006.

BORGES, A. Tarciso. Um estudo de modelos mentais. Investigações em ensino de ciências, v. 2, n. 3, p. 207-266, 2016.

BULGACOV, Sergio; BULGACOV, Yára Lúcia Mazziotti; CANHADA, Diego Iturriet Dias. Indicadores qualitativos de gestão para incubadoras e empresas empreendedoras incubadas: um estudo longitudinal. Revista de Administração FACES Journal, v. 8, n. 2, 2009.

CASSIOLATO, José Eduardo; LASTRES, Helena Maria Martins. Sistemas de inovação e desenvolvimento: as implicações de política. São Paulo em perspectiva, v. 19, n. 1, p. 34-45, 2005.

CHENG, Lin Chih; DRUMMOND, PHF; MATTOS, Philemon. A Integração do trinômio tecnologia, produto e mercado na pré-incubação de uma empresa de base tecnológica. In: Anais da 3ª Conferência Internacional de Pesquisa em Empreendedorismo na América Latina (CIPEAL). 2004.

FERNANDEZ, Todd; PURZER, Śenay; FILA, Nicholas D. Using process mapping to understand engineering students' conceptions of innovation processes. In: 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). IEEE, 2016. p. 1-5.

GEELS, Frank W. Technological transitions as evolutionary reconfiguration processes: a multi-level perspective and a case-study. Research policy, v. 31, n. 8-9, p. 1257-1274, 2002.

GEELS, Frank W. Understanding system innovations: a critical literature review and a conceptual synthesis. System innovation and the transition to sustainability: Theory, evidence and policy, p. 19-47, 2004.

GRAEML, Alexandre R.; PEINADO, Jurandir. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

IACONO, Antonio; NAGANO, Marcelo Seido. Gestión de la innovación en empresas emergentes de base tecnológica: evidencias en una incubadora de empresas en Brasil. Interciencia, v. 39, n. 5, p. 296-306, 2014.

JAMROG, Jay J.; OVERHOLT, Miles H. Building a strategic HR function: Continuing the evolution. Human resource planning, v. 27, n. 1, 2004.

KEMP, René; ROTMANS, Jan. The management of the co-evolution of technical, environmental and social systems. In: Towards environmental innovation systems. Springer, Berlin, Heidelberg, 2005. p. 33-55.

MACULAN, Anne-Marie. Ambiente empreendedor e aprendizado das pequenas empresas de base tecnológica. Lastres, HMM, Cassiolatto, JE, Maciel, ML. Pequena empresa: Cooperação e desenvolvimento local. Relume Dumará, UFRJ, Rio de Janeiro, p. 311-326, 2003.

MENDONÇA, Andréa Torres Barros Batinga de. O processo de transição sociotécnica para a ecoinovação a partir da relação multinível: o caso dos programas da Itaipu Brasil. 2014. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração, Área de Concentração Inovação e Tecnologia, do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba – PR, 2014.

NOVAK, Joseph Donald; GOWIN, D. Bob; VALADARES, Carla. Aprender a aprender. 1996.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Compartilhamento do conhecimento em incubadoras brasileiras associadas à ANPROTEC. Revista de Administração Mackenzie (Mackenzie Management Review), v. 8, n. 2, 2008.

TWENEY, Ryan D. 2 Inventing the Field: Michael Faraday and the Creative of Electromagnetic Field Theory. Inventive minds: Creativity in technology, p. 31, 1992.

TOLEDO, JC De et al. Fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produto em empresas de base tecnológica de pequeno e médio porte. Gestão & Produção, v. 15, n. 1, p. 117-134, 2008.

VEDOVELLO, Conceição. Aspectos relevantes de parques tecnológicos e incubadoras de empresas. Revista do BNDES, v. 7, n. 14, p. 273-300, 2000.

WEXLER, Mark N. The who, what and why of knowledge mapping. Journal of knowledge management, v. 5, n. 3, p. 249-264, 2001.

WIIG, Karl M. Knowledge management: an introduction and perspective. Journal of knowledge Management, v. 1, n. 1, p. 6-14, 1997.

Publicado
2020-05-06