Desenvolvimento de melhorias logísticas no setor hospitalar

Um estudo de caso

  • Ana Paula Lista UFSC
  • Guilherme Luz Tortorella UFSC
  • Edson Pacheco Paladini UFSC

Resumo

A Era da tecnologia e da informação do século XXI revolucionou as relações comerciais de mercado a nível global. Como resposta às transformações de mercado, muitas empresas adotaram diferentes estratégias para diferenciar seu negócio frente às ofertas da concorrência. Dentre elas, destaca-se a Gestão da Qualidade como uma alternativa que organiza o sistema do negócio para produzir qualidade, e a Produção Enxuta, que busca eliminar todas as fontes de desperdício da cadeia produtiva. O setor de serviços de saúde é um exemplo dessa realidade, uma vez que a demanda crescente de pacientes tem levado muitas organizações de saúde a adotar políticas de Gestão de Qualidade e de Produção Enxuta como forma de desenvolver melhorias na qualidade do serviço prestado. O presente artigo retrata um estudo de caso que visa propor melhorias no fluxo logístico de materiais da cadeia de suprimentos de serviços de saúde a partir de tendências de negócios relacionadas à Gestão da Qualidade e Produção Enxuta. Os resultados do estudo mostraram melhorias em termos quantitativos (houve uma redução de 30% no tempo de transporte) e qualitativos (pacientes passaram a receber alimentos na temperatura adequada para consumo, a carga transportada foi reduzida, aliviando dores musculares de funcionárias, e reduziu-se o número de reclamações sobre atrasos de entrega).

In the 21st century age, technology and information has revolutionized global business market relations. In response to market transformations, many companies have adopted different strategies to differentiate their business from competitive offerings. Among them, Quality Management stands out as an alternative that organizes the business system to produce quality, while Lean Production seeks to eliminate all sources of waste in the production chain. The healthcare industry is an example of this reality, as the growing demand for patients has led many healthcare organizations to adopt Quality Management and Lean Production practices as a way to develop improvements in the services provided. This paper describes a case study in a healthcare facility for achieving improvements in their logistics materials flow based on Quality Management and Lean Production business trends. The results showed improvements in both quantitative way (there was a 30% reduction in transport time) and qualitative way (patients started to receive food at the appropriate temperature for consumption, the transported load was reduced, relieving muscle pain of female employees, and reducing the number of complaints about late delivery).

En la era del siglo XXI, la tecnología y la información han revolucionado las relaciones comerciales mundiales del mercado. En respuesta a las transformaciones del mercado, muchas compañías han adoptado diferentes estrategias para diferenciar su negocio de las ofertas competitivas. Entre ellos, Quality Management se destaca como una alternativa que organiza el sistema comercial para producir calidad, mientras que la producción ajustada busca eliminar todas las fuentes de desperdicio en la cadena de producción. Las prácticas de gestión de calidad y producción ajustada se proporcionan como una forma de desarrollar mejoras en los servicios. Este artículo describe un caso de estudio de una gestión de calidad y tendencias comerciales de producción ajustada. Los resultados mostraron mejoras tanto en la forma cuantitativa (y lo que se llama una reducción del 30% en el tiempo de transporte) como en la forma cualitativa (los pacientes comenzaron a recibir alimentos a la temperatura adecuada para el consumo). El número de quejas por retraso en la entrega).

Publicado
2021-10-13