DIAGNÓSTICO DE MATURIDADE DOS SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

UM ESTUDO MULTICASOS

  • JULIANO ENDRIGO SORDAN UFSCar
  • FLÁVIO AUGUSTO CUSTÓDIO Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • ROBERTO ANTÔNIO MARTINS Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • PEDRO CARLOS OPRIME Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

As recentes transformações tecnológicas e o constante aumento na oferta de cursos superiores, têm alterado significativamente o modus operandi das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Essa condição reforça a importância do desenvolvimento de estratégias organizacionais e implementação de Sistemas de Medição de Desempenho (SMD). O presente trabalho tem por objetivo apresentar a aplicação de um modelo de diagnóstico de maturidade dos SMD em quatro IES. Para alcançar este objetivo, um instrumento de diagnóstico de maturidade em SMD foi construído a partir do referencial teórico. A pesquisa resultou em um estudo de caso múltiplo por meio de entrevistas semiestruturadas envolvendo profissionais que atuam em diferentes áreas gerenciais nas IES selecionadas. Os resultados revelam insights sobre a maturidade dos SMD nessas instituições. Conclui-se que as IES que atuam na modalidade presencial apresentaram maior maturidade em seus SMD, quando comparadas às IES que atuam na modalidade EAD. Contudo, não se pode generalizar os resultados para além dos casos estudados

Publicado
2021-01-29