Foco e Escopo

A Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas [AGB-TL] tem por objetivo a divulgação de resultados de pesquisas, estudos e debates relacionados à Geografia, fomentando a publicação de estudos teóricos e técnico-científicos sobre a realidade social, política e ambiental contemporânea, bem como a elaboração de reflexões epistemológicas sobre a ciência geográfica e as ciências humanas como um todo. As publicações poderão abranger as seguintes categorias:

ARTIGOS - Relacionados à temática da revista e apresentados em forma de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa.
RESENHAS - Resenhas críticas de livros, artigos, teses e dissertações, de publicação recente e de relevância científica. Os textos devem estar relacionados à temática da revista.
TRANSCRIÇÕES - Transcrições de fontes orais, palestras, entrevistas relacionados com a temática da Revista.
TRADUÇÕES - Tradução de livros, resenhas, artigos considerados relevantes para a comunidade acadêmica.


Todos os textos serão submetidos aos Conselhos Editorial e Científico da Revista, a quem cabem a decisão final sobre sua publicação.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Eletrônica AGB-TL atende aos critérios de revisão duplamente cega, na qual não serão identificados, entre si, os autores e os avaliadores, preservando-se o anonimato de ambos.  

O primeiro procedimento para a submissão de textos à revista AGB-TL é a realização do cadastro no sistema eletrônico. Este procedimento garantirá a comunicação direta e rápida entre o Conselho editorial e o autor. Após a realização do cadastro, o autor deverá preencher os dados necessários à submissão e fazer o upload do arquivo no sistema, recebendo, em seguida, um e-mail de confirmação. Antes do envio do arquivo, é necessária a revisão rigorosa pelo autor do manuscrito, observando a correspondência às normas da revista, disponíveis no item Condições para Submissão.

Na fase de avaliação, o Conselho Editorial analisará a correspondência do texto às normas da revista e, em caso de inadequação, devolverá o manuscrito para correções, que deverão ser realizadas em um período máximo de 10 dias. Exige-se que qualquer referência que identifique os autores seja retirada do texto.

Se o texto estiver em correspondência às normas, será encaminhado para o Conselho Científico, formado por um corpo especializado de avaliadores, com experiência acadêmica e título de doutorado nas áreas de interesse do periódico. O manuscrito será enviado para dois avaliadores que deverão emitir seus pareceres, analisando o mérito científico, em particular a profundidade teórica e a consistência dos resultados apresentados. O parecer concluirá pela (a) aceitação, (b) negação ou indicará pela (c) aprovação condicionada a correções.  Caso não haja consenso entre as duas avaliações, o trabalho será enviado para um terceiro avaliador.   

Em caso de identificação, pelos avaliadores do Conselho Científico, de informações que revelem relação pessoal ou acadêmica dos mesmos com o(s) autor(es) dos manuscritos (orientação, co-orientação e parceria em projetos), a avaliação será interrompida pelo avaliador, que avisará o Conselho Editorial. Em seguida, o arquivo será enviado pelo Conselho Editorial para outro membro do Conselho Científico, garantindo-se, assim, a análise cega dos textos enviados à revista.

Compromissos e responsabilidades

Em acordo com a política de ética e integridade na prática científica instaurada pelo CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/106200), a equipe editorial da Revista AGB-TL ressalta que:

  • É de competência do(s) autor(es):

- Submeter à revista apenas artigos inéditos, os quais devem fazer referência ao apoio financeiro (quando houver) e as referências bibliográficas;

- Não é admitido plágio ou a publicação do mesmo artigo em outro periódico científico;

- Não é admitido o emprego de dados fraudulentos ou sem referência à(s) fonte(s);

- Todos os dados apresentados devem ser idôneos e autênticos;

- O(s) autor(es) indicados no(s) artigo(s) devem ter participado da elaboração do(s) artigo(s). E, quando solicitado(s), deve(m) revisar e corrigir o artigo.

  • É de competência da comissão editorial:

- Rejeitar ou aceitar os artigos submetidos para avaliação por pares;

- Conduzir o processo avaliativo de forma confidencial e sigilosa;

- Preservar o anonimato do(s) revisor(es), que deve(m) ser imparcial(is) no caso de possíveis conflitos de interesses com a pesquisa, autores e/ou agências de fomento;

- Apresentar ao(s) autor(es) uma avaliação clara e objetiva dos artigos submetidos;

- Publicar, somente, artigo(s) corrigido(os) pelo(s) autor(es);

- Corrigir possíveis erros editoriais e, caso necessário, publicar retratações.

O Conselho Editorial compromete-se com a impessoalidade, a transparência e a confidencialidade nas avaliações, preservando o direito de avaliadores, de autores e das instituições envolvidas no processo editorial. Utilizamos o software Plagius –  Detector de plágio – no processo de edição.

Periodicidade

A Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas teve a publicação do primeiro número em 2004 e desde 2011 tem periodicidade semestral, sendo publicado dois números por ano.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Responsabilidade pelos conteúdos publicados

Os conteúdos submetidos e publicados na Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, mesmo que reservado aos editores do periódico o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas de publicação na Revista.

Encargos e taxas

A Revista Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas não cobra quaisquer taxas ou encargos financeiros para a submissão, publicação e acesso aos artigos publicados no sistema da Revista.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.,

Histórico do periódico

A Revista Eletrônica AGB-TL teve o seu primeiro número lançado em 2004 e, desde então, fomenta a publicação de reflexões científicas na forma de artigos, resenhas, notas, relatos de pesquisa e dossiês. A revista se consolidou como uma iniciativa da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB), seção Três Lagoas, e atualmente está também vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia,  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas. É um periódico semestral, gratuito, on-line, com linha editorial voltada aos temas relacionados às ciências humanas e ambientais, contendo artigos sobre questão agrária e urbana, meio ambiente, educação, políticas públicas e governamentais, turismo, geotecnologias, entre outros.