EVOLUÇÃO DA PAISAGEM E ADAPTAÇÃO DO TERRITÓRIO: O CASO DA PLANÍCIE DO RIO JACAREÍ APÓS O EVENTO EXTREMO “ÁGUAS DE MARÇO” DE 2011
Resumo
E
Eventos extremos podem induzir transformações na paisagem que alteram de maneira irreversível dinâmicas ambientais locais e regionais. A planície do rio Jacareí, situada na parte central do litoral do Paraná, foi afetada em março de 2011 por corridas de lama e detritos após um evento extremo pluviométrico. Assim, objetiva-se analisar a evolução da paisagem da planície do rio Jacareí, por meio de mapeamentos multitemporais de uso e cobertura da terra, combinando ferramentas de Geoprocessamento. Verificou-se que a planície passou por uma progressiva perda de vegetação entre 1980 e 2003. A maior e mais extensa transformação foi induzida pelo evento de 2011. A tentativa de retornar ao padrão de uso e cobertura da terra anterior a 2011 intensifica impactos ambientais, demandando ações de ordenamento territorial compatíveis com a nova configuração de paisagem da área.
PALAVRAS-CHAVE: Uso e Cobertura da Terra; Ordenamento Territorial; Litoral do Paraná; Sensoriamento Remoto.
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.