REALIDADE SOCIOESPACIAL DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ: UMA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NA “CIDADE DO PROGRESSO”
Resumo
Este artigo incorpora como tema os bens e serviços públicos urbanos. A literatura aponta a tendência neoliberal de gestão corporativa e privatização de espaços, bens e serviços coletivos urbanos, além da distribuição espacialmente desigual de obras de infraestrutura urbana nas cidades brasileiras, precariedades na gestão e oferta de serviços públicos urbanos de saneamento básico, estreita relação entre problemas de planejamento urbano e territorial com riscos de abastecimento de água, tendências por parcerias público-privadas, deficiências na oferta de serviços de mobilidade nos centros urbanos do país, além da relação direta entre as desigualdades socioespaciais urbanas e incidência de violência, assim como a importância da infraestrutura urbana e educação no combate à delinquência. Assim, o artigo em questão tem por objetivo geral analisar a realidade socioespacial de Juazeiro do Norte, segundo a opinião pública de sujeitos residentes no município. Os objetivos específicos da presente pesquisa são: 1) Refletir sobre a qualidade de vida urbana no município estudado a partir da percepção de residentes; e 2) Observar opiniões de cidadãos acerca das dimensões relativas aos setores da segurança pública, saúde, educação, trabalho, assistência social e infraestrutura urbana. A hipótese desta pesquisa é: a população do município de Juazeiro do Norte (CE) enxerga que a realidade socioespacial do território é marcada por precariedades relacionadas a bens e serviços públicos urbanos. Os dados apontam representações sociais dos sujeitos da pesquisa direcionadas à crítica da qualidade de bens e serviços públicos urbanos no território municipal investigado.
PALAVRAS-CHAVE: Bens e Serviços Públicos; Espaço Urbano; Cidades Médias; Representações Sociais.
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.