A MORFOMETRIA DA REDE DE DRENAGEM EM UM SISTEMA CÁRSTICO:
O CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO TAQUARAL, BONITO/MS
Resumo
Estudar ambientes cársticos denota introduzir-se em um sistema com particularidades que trazem consigo uma indubitável beleza cênica e características ímpares no que diz respeito aos recursos hídricos, sobretudo ao notar uma prevalência de drenagens criptorreicas. De tal forma, essa pesquisa buscou analisar a rede de drenagem da bacia hidrográfica do córrego Taquaral, localizada no município de Bonito/MS. Para tanto, abrangeu-se a metodologia de Christofoletti (1980) em que buscou-se uma interpretação morfométrica com as análises areal e linear. Como resultado, aponta-se que essa bacia hidrográfica por apresentar um sistema cárstico, possui poucos canais superficiais, e os canais de primeira ordem são curtos e runoffs escassos que refletem um coeficiente de manutenção baixo para uma bacia hidrográfica de 106 km², delineados por um perímetro altamente irregular. Tal fato, refletiu em um índice de circularidade baixo (0,25). Concluindo assim, que a bacia se identificou realmente com o que a literatura explana sobre as drenagens de sistemas cársticos, com raros canais fluviais e estes, pouco extensos. Enquanto que apenas o córrego Taquaral apresenta uma grande extensão, entretanto, sofre constantemente com o abastecimento desde pequenos afluentes, comprometendo sua perenidade.
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.