ABORDAGEM SISTÊMICA E A GEODIVERSIDADE: CONCEITUAÇÃO E BREVE CONSIDERAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA

  • Gabriel Flora Vieira Universidade Federal de Alfenas
  • Paulo Henrique de Souza Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
  • Raphaela A. de Oliveira Araujo Universidade Federal de Alfenas

Resumo

A análise metodológica sob um prisma sistêmico tem início de forma organizada nas primeiras décadas do século XX, e, após a década de 1950, Ludwing Von Bertalanffy em seu livro intitulado “General System Theory” apresenta um novo paradigma para se compreender o objeto passível de análise, rompendo com o cartesianismo mecanicista e propondo uma investigação da totalidade dos elementos e suas inter-relações. De igual forma, estudos em Geodiversidade também são recentes e ainda em processo de construção, por mais que a temática esteja vinculada à necessidade de proteção e inventário da diversidade abiótica terrestre que constituem as bases para o desenvolvimento da vida e produção do espaço pelo homem. Dentro dessas concepções, este artigo procura apresentar considerações sobre os vínculos intrínsecos dos estudos em Geodiversidade para com a abordagem sistêmica, explicitando técnicas utilizadas neste campo de pesquisa e destacando as contribuições que as pesquisas formatadas sob este escopo metodológico proporcionam para o avanço da Ciência Geográfica no entendimento da paisagem e do papel que cada elemento constituinte possui isoladamente e de forma articulada dentro da perspectiva de uma totalidade que contempla inclusive os componentes antrópicos.

PALAVRAS-CHAVE: Teoria Geral do Sistema; Ciência; Objeto; Análise; Pesquisa.

Biografia do Autor

Paulo Henrique de Souza, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Engenharia Civil - Hidraulica pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente exerce pesquisa e ensino na Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, espaço, atividades antrópicas, educação, climatologia e biogeografia.
Publicado
2021-12-24
Como Citar
VIEIRA, G. F.; DE SOUZA, P. H.; ARAUJO, R. A. DE O. ABORDAGEM SISTÊMICA E A GEODIVERSIDADE: CONCEITUAÇÃO E BREVE CONSIDERAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 34, p. 439-461, 24 dez. 2021.
Seção
Dossiê 6ª Jornada Científica da Geografia