RELAÇÕES ENTRE MÚSICA E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA)
- Transtorno do Espectro Autista (TEA); Música; Aprendizagem e Desenvolvimento
Resumo
Este texto apresenta um apanhado sobre as relações entre a música e o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA). O objetivo é abordar o emprego da música no processo de formação educacional de crianças com autismo, buscando relacionar os principais impactos que a música pode proporcionar no ensino-aprendizagem dos indivíduos com TEA. Parte-se do entendimento que estimular a prática do emprego da música no meio escolar pode tornar o acesso à educação mais democrático. A metodologia do estudo proposto consistiu em pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e documental. Foram levantados, lidos e sistematizadas informações de 24 textos que tratavam das temáticas da música no aprendizado de crianças com transtorno do espectro autista. Por meio deste breve estudo, observou-se algumas características da relação entre música e ensino-aprendizagem que favorecem a aprendizagem, além de apontarem para uma mudança nas relações intersociais, afetivas e de rotinas.