Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte Times New Roman 12-pontos; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Para a submissão: o autor principal deve realizar a submissão e enviar o arquivo SEM identificação (sem nenhuma marca de autoria, removendo todas as “PROPRIEDADES” do arquivo, inclusive no nome do arquivo). Salve o arquivo da seguinte forma: “Eixo X (insira o número do eixo) - Título do trabalho”), em formato WORD.

ATENÇÃO: Em caso de coautoria, apenas o(a) autor(a) principal deve realizar a submissão do trabalho. 

Estudantes de graduação e professores da educação básica podem submeter artigos.

Serão aceitos artigos com, no máximo, 4 autores. Casos excepcionais - resumos de pesquisas que tenham mais do que 4 colaboradores -  serão analisados pela Comissão Científica. Nesse caso, além do resumo, envie um arquivo em anexo justificando o nº de autores, colocando na frente do nome de cada autor sua função na pesquisa. 

Eixos de submissão:

Eixo 1 - Formação e desenvolvimento profissional Docente

Eixo 2 - Educação e Políticas Educacionais 

Eixo 3 - Educação, Saúde e Esporte

Eixo 4 - Práticas Educativas em espaços escolares e não escolares

FORMATAÇÃO DO TÍTULO: TODAS MAIÚSCULAS, COM FONTE TIMES NEW ROMAN 12; EM NEGRITO E CENTRALIZADO; ESPACEJAMENTO 1,15CM

Todas as seções serão escritas em Times New Roman, 12, espaço entre linhas 1,0  cm (simples), alinhamento justificado, recuo de parágrafo 1,25cm e sem espaços (0 pt.) antes e depois dos parágrafos. Margem superior e esquerda: 3,0cm, margem inferior e direita: 2,0cm.

A extensão do Resumo Expandido é de 4 a 6 páginas. No resumo expandido não é necessário produzir a seção “Resumo”, pode-se iniciar o texto na introdução e dividi-lo em quantas seções forem necessárias, incluindo as considerações finais e as referências.

Os trabalhos completos deverão ter entre 12 a 20 páginas, incluindo o título, resumo, palavras-chaves, introdução, desenvolvimento dividido em quantas seções forem necessárias, considerações finais e referências. Quadros ou tabelas devem ser formatados como apresentado neste template. O texto deve ser normalizado conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sobretudo a ABNT NBR 10520/2023 sobre citações, sistema autor-data e referências. Clique aqui para acessar o material explicativo elaborado pela Universidade Federal de Uberlândia (2023).

A introdução deverá apresentar, de forma clara e objetiva, a relevância do problema investigado, com base na literatura, e os principais objetivos do trabalho sobre a pesquisa, fundamentando/justificando seu interesse e contribuição para o conhecimento acadêmico-científico.

É importante utilizar citações diretas (curtas ou longas) e indiretas. A citação direta curta é quando se usa trechos do texto original de um autor com a extensão máxima de 3 linhas. O trecho citado fica entre aspas, com a fonte do mesmo tamanho do corpo do texto, e é obrigatório colocar o último sobrenome do autor, o ano e a página da publicação, como no exemplo a seguir: “[...] as incertezas do real podem tornar o homem mais cônscio de suas limitações, e o conhecimento derivado deste contexto se revela menos pretenso à ilusão das previsões, e aos erros não previstos” (Reboucas; Marques; Badiru, 2005, p. 105). Note que no exemplo foi utilizado o símbolo “[...]” para indicar uma supressão, ou seja, sinalizar ao leitor que o referido trecho não foi copiado desde o início da frase original. 

Note, ainda, que o último sobrenome do autor será escrito apenas com as letras iniciais maiúsculas, mesmo quando se encontra ao final da citação, dentro dos parênteses.

Uma outra forma de se fazer a mesma citação seria assim: Conforme Reboucas, Marques e Badiru (2005, p. 105), “[...] as incertezas do real podem tornar o homem mais cônscio de suas limitações, e o conhecimento derivado deste contexto se revela menos pretenso à ilusão das previsões, e aos erros não previstos”. 

Caso a citação direta ultrapasse 3 linhas, é necessário fazer um recuo de 4 cm e colocar a fonte em tamanho menor do que a texto.

Há ainda a possibilidade de se utilizar citações indiretas, que são paráfrases do texto original dos autores, ou seja, indica-se a ideia expressada pelo autor, mas sem utilizar as mesmas palavras usadas por ele. Na citação indireta é preciso colocar o último sobrenome do autor e o ano da publicação, sendo preferível não indicar a página, pois pode dar a entender que se trata de uma citação direta que não foi corretamente referenciada.

Utilizando o mesmo exemplo das citações anteriores, uma citação indireta poderia ser escrita da seguinte forma:

Com o autor referenciado antes da citação indireta: Reboucas, Marques e Badiru (2015) aponta que o conhecimento advindo de um contexto de reconhecimento das incertezas do real pode contribuir para que o ser humano adquira consciência de suas limitações, tornando-se menos suscetível a fazer previsões ilusórias, que podem aumentar as possibilidades de desestabilização frente a erros que não foram previstos. 

Com o autor referenciado depois da citação indireta: O conhecimento advindo de um contexto de reconhecimento das incertezas do real pode contribuir para que o ser humano adquira consciência de suas limitações, tornando-se menos suscetível a fazer previsões ilusórias, que podem aumentar as possibilidades de desestabilização frente a erros que não foram previstos (Reboucas; Marques; Badiru, 2015).

Caso utilize tabelas, quadros, figuras ou gráficos, esses elementos precisam conter legenda e fonte.

Referências: espaço entre linhas simples, alinhadas à esquerda. Utilize o nome completo dos autores, e não siglas, e negrito para o destaque das informações, conforme as normas da ABNT.

Exemplos:

BRASIL. Câmara dos Deputados. Congresso Nacional. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o §2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 18, 26 jul. 2004.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2006.

SOUSA, Sandra Novais. Professores iniciantes egressos do Pibid da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: habitus e capital cultural em movimento. 2018. 266f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

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