Resumo
O presente trabalho se propõe a analisar as políticas e a expansão da Educação Superior no Brasil. Para isso, estruturou-se uma pesquisa qualitativa de análise documental, pois se utiliza uma técnica de coleta de dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em conjunto do Sistema do Censo da Educação Superior (Censup). Ainda, em análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e do Plano Nacional da Educação (PNE), além das implicações atribuídas ao Ministério da Educação (MEC) e a atuação direta do poder executivo e suas interferências no sistema educacional. Ademais, ressalta-se os programas e ações direcionadas a expansão das IES, em contexto a relações econômicas e sociais, em premissa de políticas dependentes ao setor privado, de critérios meritocráticos e dependentes de poder econômico para com as condições de acesso à ES. Como resultado, ressalta-se a relação entre a expansão de uma ES em favorecimento do setor privado, em consequência, as ações (políticas e econômicas) que não acompanharam a democratização do acesso ao estudante e, as parcerias com setor privado, que promovem o financiamento e/ou a privatização, transferindo do setor público elementos essenciais para a formação na ES.