Resumo
O presente trabalho tem como objetivo compartilhar a experiência vivida na disciplina optativa de História da África do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no segundo semestre de 2024, onde uma oficina de modelagem em argila foi ministrada pelo aluno Elias Brandão de Aquino, de Artes Visuais, participante da disciplina. Na oficina foram confeccionadas máscaras africanas que serviram como um dos métodos avaliativos sugeridos pelo professor orientador Lourival dos Santos, além de um trabalho de pesquisa escrito acerca da etnia produtora do artefato. Após o período das aulas expositivas dialogadas sobre os aspectos históricos, religiosos, culturais, filosóficos do continente africano, cada aluno escolheu uma máscara do livro disponibilizado pelo professor, de acordo com o significado ou pela estética, para confeccionar na oficina, usando técnicas e materiais da preferência de cada um, como a argila. Como resultado dessa experiência e em articulação com o Grupo de Pesquisas Currículo, Cultura e História (GEPEH/UFMS) com o projeto “Formação de professores, currículo, práticas educativas e diferenças” coordenado pela profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos, a oficina de cerâmica está sendo desenvolvida para se tornar um curso de formação de professores para desconstruir concepções estereotipadas e equivocadas sobre a história da África, contribuindo para o desenvolvimento de uma postura comprometida antirracista dentro das escolas através da diretriz curricular de relações étnico-raciais.