Resumo
O presente estudo discute a escuta ativa durante o momento de contação de histórias, utilizando como base as narrativas infantis e as observações feitas ao longo do projeto “Histórias, brincadeiras e narrativas infantis”, desenvolvido na Brinquedoteca Aberta da UFMS (Cidade Universitária). A escuta ativa é uma ferramenta fundamental durante uma contação de histórias, pois ela pode fortalecer o vínculo entre quem está contando a história e quem está escutando atentamente, ou seja, a escuta ativa pode fortalecer ou potencializar o vínculo entre a criança e a educadora. O objetivo deste trabalho é investigar como a escuta ativa durante a contação de histórias pode influenciar o envolvimento participativo das crianças, e ouvir atentamente as inferências feitas pelos pequenos, para a partir disso planejar contações de histórias com diferentes intencionalidades e significação para as crianças. A pesquisa foi conduzida a partir das narrativas infantis registradas no decorrer de ações realizadas na Brinquedoteca, pois através disso foi possível observar que a escuta ativa favorece a conexão entre a criança e as educadoras. A escuta enriquece não só quem ouve, mas também a quem produz a fala. Sendo assim, foi possível observar que ela é uma ferramenta extremamente necessária, que vai além das trocas verbais, sendo de suma importância para contribuir com o desenvolvimento infantil, a ampliação de repertórios e o fortalecimento de vínculos e das ações pedagógicas participativas.