Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o planejamento e suas implicações no cotidiano educativo e em algumas vivências do Projeto de extensão “Histórias, brincadeiras e narrativas infantis”, desenvolvido na Brinquedoteca Aberta da UFMS, na cidade Universitária. Também busca discutir sobre a intencionalidade do ato de planejar e a sua necessária flexibilidade, considerando, especialmente, o desenvolvimento do mesmo em ações que envolvem crianças. Partindo deste contexto, apresentamos algumas ações realizadas no 2º semestre de 2024, com crianças de 2 a 4 anos. Destacamos interações e narrativas infantis que reforçam a importância do planejar no diálogo com características essenciais ao planejamento, destacadas por Libâneo (2017) e adotando a concepção de “planejamento por tema”, respaldada por Ostetto (2000). Buscamos desenvolver uma observação atenta às interações com as crianças, diante do que fora planejado e uma escuta sensível às narrativas, refletindo sobre a necessidade de um planejamento flexível, realizando ajustes nas propostas de acordo com os anseios e potencialidades das crianças. Sendo assim, destacamos que é fundamental que o educador adote medidas reflexivas e investigativas que implementem as adaptações no planejamento, pois essa flexibilidade potencializa o protagonismo infantil, auxilia no desenvolvimento integral e proporciona uma aprendizagem mais significativa.