Resumo
Este estudo tem como objeto os programas de alfabetização no Estado de Mato Grosso do Sul, com foco nos programas educacionais implementados, como Além das Palavras, MS Alfabetiza, PRÓ-LETRAMENTO e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O objetivo é analisar a trajetória e a eficácia desses programas na melhoria da alfabetização das crianças. A metodologia inclui análise documental das políticas públicas e programas de alfabetização. Os resultados indicam que, apesar da diversidade de nomenclaturas, os programas de alfabetização no Estado de Mato Grosso do Sul – Além das Palavras, MS Alfabetiza, PRÓ-LETRAMENTO e PNAIC – compartilham uma estrutura semelhante, com foco na formação continuada de professores, suporte teórico e encontros presenciais. No entanto, cada programa apresenta características próprias que refletem diferentes abordagens metodológicas para a alfabetização. Além das Palavras, por exemplo, prioriza o método fônico, facilitando a decodificação inicial, enquanto MS Alfabetiza adota uma abordagem mista que combina práticas fônicas e de letramento para um desenvolvimento mais equilibrado de habilidades técnicas e de compreensão. PRÓ-LETRAMENTO, implementado em parceria com universidades, enfatiza a reflexão sobre a prática pedagógica e a integração de letramento, mas enfrenta desafios de continuidade após a formação. Já o PNAIC, com sua padronização nacional e colaboração entre estados e municípios, promove o letramento com foco na compreensão e uso social da escrita, embora dependa da adesão local e careça de suporte contínuo. Este estudo é fundamentado teoricamente por Soares (2004), Ferreiro e Teberosky (1985), e Mortatti (2019), cujas obras são essenciais para compreender a evolução das metodologias de alfabetização e o papel das políticas públicas neste processo.