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ANÁLISE DOS PROGRAMAS EDUCACIONAIS EM MATO GROSSO DO SUL: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Publicado July 22, 2025

Resumo

Este estudo tem como objeto os programas de alfabetização no Estado de Mato Grosso do Sul, com foco nos programas educacionais implementados, como Além das Palavras, MS Alfabetiza, PRÓ-LETRAMENTO e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O objetivo é analisar a trajetória e a eficácia desses programas na melhoria da alfabetização das crianças. A metodologia inclui análise documental das políticas públicas e programas de alfabetização. Os resultados indicam que, apesar da diversidade de nomenclaturas, os programas de alfabetização no Estado de Mato Grosso do Sul – Além das Palavras, MS Alfabetiza, PRÓ-LETRAMENTO e PNAIC – compartilham uma estrutura semelhante, com foco na formação continuada de professores, suporte teórico e encontros presenciais. No entanto, cada programa apresenta características próprias que refletem diferentes abordagens metodológicas para a alfabetização. Além das Palavras, por exemplo, prioriza o método fônico, facilitando a decodificação inicial, enquanto MS Alfabetiza adota uma abordagem mista que combina práticas fônicas e de letramento para um desenvolvimento mais equilibrado de habilidades técnicas e de compreensão. PRÓ-LETRAMENTO, implementado em parceria com universidades, enfatiza a reflexão sobre a prática pedagógica e a integração de letramento, mas enfrenta desafios de continuidade após a formação. Já o PNAIC, com sua padronização nacional e colaboração entre estados e municípios, promove o letramento com foco na compreensão e uso social da escrita, embora dependa da adesão local e careça de suporte contínuo. Este estudo é fundamentado teoricamente por Soares (2004), Ferreiro e Teberosky (1985), e Mortatti (2019), cujas obras são essenciais para compreender a evolução das metodologias de alfabetização e o papel das políticas públicas neste processo.