Resumo
O trabalho objetiva trazer ao debate o uso da análise compreensiva-interpretativa em duas pesquisas que se fundamentam no Método Biográfico e utilizam as narrativas formativas para compreender o âmbito educacional, a partir de dois instrumentos de produção de dados. A primeira pesquisa, já concluída, produziu os seus dados a partir da entrevista narrativa com professoras egressas do curso de Pedagogia e atuantes na Rede Municipal de Educação (REME) de Campo Grande/MS, a segunda pesquisa, em andamento, utilizou os ateliês biográficos para produzir os seus dados, em encontros presenciais com professores de Educação Física e que também atuam na REME. Isto posto, o elo entre as pesquisas se centra na utilização do Método Biográfico e da análise compreensiva-interpretativa (Souza, 2006) para a discussão dos dados produzidos com professores. Entendendo que os relatos de si – seja em forma de memoriais, narrativas ou outros suportes que materializam as lembranças, memórias ou experiências subjetivas – constituem-se em dados de pesquisa que podem contribuir para a compreensão das questões educacionais ou sociais (Bueno, 2002; Souza, 2014; Nóvoa, 1988), conclui-se que uma pesquisa que ocupa o método biográfico não se caracteriza por técnicas, mas se constitui em um dispositivo vivido por todos, que demanda envolvimento com esses sujeitos e implicação com o processo de produção de conhecimento. A pesquisa biográfica acentua o protagonismo dos participantes e enfatiza o acompanhar, o se reconhecer e as transformações no processo da pesquisa, sendo potencializado, sobretudo, com a utilização da análise compreensiva-interpretativa.