MAPEAMENTO DE PRODUÇÃO STRICTO SENSU (TESES E DISSERTAÇÕES): EGRESSOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Resumo
O presente artigo faz parte do levantamento, ainda em processo, para a pesquisa de tese de doutorado em Educação que visa destacar a importância dos estudos relacionados aos egressos oriundos da Licenciatura em Educação do Campo, com foco em teses e dissertações dos bancos de dados do “Portal Brasileiro de Publicação e Dados Científicos em Acesso Aberto” (Oasisbr), da “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” (BDTD), e no “Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES”. Como objetivo identifica e apresenta produções de pós-graduação sobre egressos da Licenciatura em Educação do Campo, destacando seus desafios e projeções pós-formação, trazendo para a discussão pesquisadores como Molina (2015) e Frigotto (2011), que discorrem e defendem a importância das Licenciaturas em Educação do Campo para garantir o acesso dos camponeses ao ensino superior, ressaltando a necessidade de vestibulares específicos e políticas afirmativas. A pesquisa tem como metodologia o formato do estado do conhecimento, referenciando autores como Morosini, Nascimento e Nez (2021), Pereira (2013), dentre outros. Neste processo foram analisadas 04 (quatro) produções entre as teses e dissertações retornadas pelos descritores, que abordam o tema dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo, destacando trabalhos realizados em Minas Gerais, Viçosa e Roraima. No entanto, houve desafios em encontrar estudos alinhados com os descritores utilizados, demonstrando a necessidade de mais pesquisas sobre a formação e atuação dos egressos da Educação do Campo.